É só o segundo semestre começar que já vamos pensando nas ofertas que vão acontecer lá em novembro com a Black Friday e depois no Natal, mas que tal aproveitar as promoções e oportunidades já na Semana Brasil?

Nunca ouviu falar em Semana Brasil? Pois então, ela é uma ótima chance de você conhecer lojas nacionais novas e a ocasião perfeita para ir atrás daquele produto que estava paquerando, mas não teve coragem de comprar.

Neste ano, a Semana Brasil vai acontecer entre os dias 3 e 13 de setembro. Por isso, vamos falar um pouco sobre a data, o que esperar dela e qual a melhor maneira para se preparar e escolher as lojas para suas compras!

Semana Brasil – o que é?

A Semana Brasil foi criada em 2019 como estímulo para o varejo e turismo interno e com o objetivo de movimentar a economia em um período que não costuma ser muito interessante para os consumidores.

Idealizada pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a intenção é criar um atrativo para o mês de setembro que aqueça o consumo e traga mais confiança para o último trimestre do ano, que geralmente é o mais lucrativo.

A criação foi inspirada nos Estados Unidos, que faz promoções especiais em feriados nacionais históricos, por exemplo, as queimas de estoque que acontecem durante o Dia do Trabalho ou no Memorial Day.

A Semana Brasil acontece no nosso feriado de 7 de setembro, Dia da Independência, e também busca trazer um pouco do patriotismo que vemos em outros países.

Semana Brasil 2019

Como primeira experiência, a Semana Brasil 2019 foi um sucesso.

Segundo dados da Ebit|Nielsen, as vendas online no período foram 41% maiores do que em relação a 2018, quando a data ainda não existia. No varejo, o crescimento foi de 11,3%, segundo o levantamento da Cielo.

Ainda de acordo com a financeira, os segmentos de supermercados e hipermercados foi o que teve maior procura e crescimento, com 15% de aumento nas vendas em relação às semanas regulares. 

O segmento de cosméticos ficou em segundo lugar, com 13% de aumento e os eletrodomésticos, móveis e lojas de departamento ficaram pouco atrás, com 12%.

De acordo com a Secom, foram mais de 4500 empresas participantes ao redor do país, incluindo também bancos, incorporadoras e locadoras.

A Associação Brasileira de Shoppings Centers, a Abrasce, divulgou que mais de 70% dos shoppings de todo o Brasil aderiram à data.

A tendência é que neste ano esses números sejam ainda maiores e o impacto da Semana Brasil na economia nacional seja ainda mais importante.

Uma mulher faz compras na Semana Brasil em seu notebook. A mulher está vestindo uma blusa e calça brancas e está sentada com o notebook no colo e digitando os números de um cartão que ela está segurando.

Os consumidores estão mais conscientes com suas compras e esperando boas oportunidades e promoções de verdade.

O que esperar da Semana Brasil de 2020?

Com a pandemia e a quarentena, grande parte do varejo passou por dificuldades e teve que se reinventar, encontrando formas diferentes de se manter aberto.

Espera-se que durante a Semana Brasil, essas empresas e lojas venham com tudo para conseguir equilibrar esses últimos meses de dificuldade.

Não só isso, estamos em um momento de relaxamento da quarentena na maior parte do país, então os comércios estão reabrindo, por isso, teremos também essa volta aos centros comerciais e lojas físicas.

Com ações coordenadas pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), a Semana Brasil 2020 é alicerçada nos pilares da colaboração, otimismo e oportunidade.

Um dos muitos efeitos sentidos com a pandemia foi um maior controle de gastos, ou seja, a população segurou as compras supérfluas e focou no necessário. Conforme a situação econômica foi se estabilizando, a procura também foi voltando ao normal, mas agora de forma mais consciente.

“Alguns indicadores têm mostrado uma reação da economia e há uma demanda reprimida. Muitos consumidores estão ansiosos para retomar a rotina de compras, mas de forma mais consciente, aguardando por oportunidades reais de bons negócios”, diz o presidente do IDV, Marcelo Silva ao Mercado e Consumo.

Tendo o apoio de entidades de todos os setores da economia, os principais representantes do varejo se uniram para fazer com que o evento deste ano alcance um maior número de brasileiros e de empresas, dando espaço e condições também para pequenos e médios empreendimentos.

Todos esses fatores indicam que a Semana Brasil de 2020 tem tudo para superar a do ano passado e trazer muitas ofertas interessantes para incentivar o consumo e aquecer a economia.

Como funciona a Semana Brasil?

Por ser uma iniciativa unificada do varejo e com a intenção de ajudar até mesmo os pequenos e médios empreendedores, a Semana Brasil conta com um site oficial que é alimentado com informações relevantes.

O site está sempre com notícias sobre a data e recebe atualizações sobre as empresas participantes e as promoções.

As empresas que desejam participar podem se inscrever e um dos benefícios é a divulgação interna realizada por eles.

Para aqueles que querem saber de tudo o que vai acontecer e se manter atualizados, é possível assinar a newsletter do site.

Mulher de cabelos lisos e escuros está de máscara de proteção em uma loja e vendo roupas em araras.

Nas lojas físicas, não esqueça das recomendações de segurança!

Prepare-se!

Agora que você sabe tudo sobre a Semana Brasil, está na hora de se preparar para a data!

Pensando em ajudar nesse momentos, nós separamos algumas dicas para encontrar as melhores lojas, ofertas e fazer suas compras com tranquilidade e segurança.

Onde comprar?

Como dissemos, vão ser milhares de empresas do varejo, construtoras e até mesmo bancos participando da Semana Brasil. Então é legal começar a pesquisar um pouco mais sobre isso, para poder escolher tranquilamente onde quer gastar seu dinheiro.

Você pode conferir os participantes no site oficial e também se ligar nas redes sociais das lojas que você gosta.

É sempre mais confiável comprar com quem você já conhece e sabe da qualidade e benefícios, assim, você tem mais certeza de que não vai cair em nenhuma furada.

Em compras online, é importante verificar se trata-se de um site seguro

Para isso, observe em seu navegador, ao lado da URL, se existe um símbolo de cadeado e se ele está marcado como seguro. Caso contrário, não coloque seus dados, pois pode haver algum malware ou instalação que pode roubar suas informações ou acessar seu computador.

Outra forma de descobrir se a loja é de verdade e de confiança é conferindo se o site fornece seus dados, como o CNPJ e endereço, por exemplo. Pesquise essas informações em um buscador e veja se existem resultados confiáveis.

Onde não comprar?

Assim como há lugares mais recomendáveis de você fazer suas compras, também existem lojas que podem te trazer problemas no futuro, por isso, é importante também fazer essa pesquisa.

Caso você não conheça a marca e nunca comprou lá, dê uma procurada por feedbacks de clientes no Reclame Aqui.

O Procon também mantém uma lista de lojas e sites para serem evitados por estarem envolvidos em golpes contra o consumidor, então confira para ver se a sua opção não está lá.

Ofertas

O bom de ver as lojas que gosta com antecedência é que você pode já dar uma olhada nos produtos e anotar os preços atuais.

Assim, você vai ter uma base dos descontos oferecidos para poder comparar e vai saber se está valendo a pena ou não.

Se você já sabe o que quer, fica ainda mais fácil, pois é só sair em busca da loja que estiver com a melhor oferta e está oferecendo as melhores opções de pagamento.

Utilize também plataformas de descontos extras ou cashback!

O Ame Digital, por exemplo, é um aplicativo que te retorna um valor a partir de todas suas compras e está disponível nos maiores marketplaces do país, como a Americanas e Submarino, além de muitas outras lojas e mercados.

Pagamento

Não são apenas os descontos que são importantes para aproveitar a Semana Brasil. 

A forma de pagamento é com certeza um diferencial que pode ser oferecido e deve ser analisado com cuidado para chegar na melhor opção para o seu bolso.

É sempre mais indicado fazer os pagamentos à vista ou por boleto, assim, você não se perde em parcelas do cartão de crédito, que podem virar uma bola de neve. 

Além disso, a maioria das lojas oferece descontos para essa forma de pagamento e isso pode valer mais a pena do que encarar juros.

Para quem for pagar no cartão de crédito, fique sempre atento aos juros de parcelamento, se existirem.

Uma outra dica é liberar seu limite do mês fazendo o pagamento da fatura adiantado, assim, você não precisa se preocupar em não poder encaixar suas compras nos gastos do mês anterior.

Cuidados em lojas físicas

Mesmo com as flexibilizações e a reabertura do comércio físico, a pandemia ainda é um risco, por isso, é importante seguir as indicações de segurança durante suas compras.

Use máscara de proteção e atenção para se a loja está preparada para esse momento, ela também é responsável pelo seu bem-estar e de seus funcionários.

Tenha sempre álcool em gel nas mãos e prefira horários alternativos e não de pico para evitar o contato com muitas outras pessoas desnecessariamente.

Na hora de pagar, uma dica é usar aplicativos de pagamento no celular, assim você também evita ficar tocando na máquina de cartão e mexendo em dinheiro.

Semana do Brasil no Grand Plaza

E é claro que o Grand Plaza não ficaria de fora dessa grande data!

A Semana Brasil aqui vai de 3 a 13 de setembro, tanto em nossas lojas físicas, quanto na On Stores e em ambas você conta com promoções especiais.

No shopping, teremos descontos de até 70% em lojas dos mais diversos segmentos, como roupas, calçados, tecnologia, casa, etc.

Já na On Stores, as promoções também serão arrasadoras e você poderá usar nosso cupom “BRASIL” para vantagens extras. Com ele, em compras acima de R$300, você recebe R$100 de desconto!

Em uma loja, uma pessoa faz o pagamento de suas compras da Semana Brasil com o Google Pay.

A Semana Brasil promete aquecer a economia e preparar a todos para esse fim de ano!

Estamos seguindo todos os protocolos de segurança em nossas lojas físicas e estamos prontos para recebê-los na Semana Brasil 2020.

E você, já sabe o que vai comprar? Dê um pulo aqui no Grand Plaza ou na On Stores para conhecer mais nossas lojas e seus produtos!