Se nós te disséssemos que tem como hidratar o cabelo em casa, gastando pouco e ficar parecendo como se tivesse acabado de sair do salão, você acreditaria? 


O dia a dia costuma ser cruel com a saúde dos nossos cabelos e eles podem acabar desidratados, opacos e feios, fazendo com que recorramos ao velho e cansado rabo de cavalo. 


Mas sabemos que nem sempre é possível arranjar tempo – ou dinheiro – para ir no salão regularmente.


Para recuperar sua beleza e vitalidade, separamos aqui várias dicas e quatro receitas para você aprender como hidratar o cabelo em casa e sentir como se tivesse acabado de sair do cabeleireiro. 

Mulher de cabelos castanhos claro e uma blusa rosa, olhando para o lado, com a boca ligeiramente aberta, com uma expressão de preocupação.
Se você sentir que seu cabelo está sem vida, embaraçando muito fácil e já não está tão macio, provavelmente ele precisa de uma boa hidratação (Foto: Pexels)

Eu preciso de uma hidratação?

Antes de começar a aprender como hidratar o cabelo em casa, você precisa entender se o que seu cabelo realmente precisa é de uma hidratação.


Os cabelos podem estar sofrendo de três principais problemas: falta de água, falta de lipídios ou falta de proteínas, ou seja, podem estar precisando passar por uma hidratação, nutrição ou reconstrução. 


Mas calma, vamos explicar melhor sobre a hidratação, que é nosso assunto.

Hidratação

A hidratação, nada mais é do que a reposição de água e de nutrientes essenciais para o seu cabelo e o ideal é que aconteça pelo menos uma vez por semana, dependendo da sua necessidade.

Cabelos desidratados costumam ser causados pelos mais diversos motivos: poluição do ar, exposição ao sol, água do mar, ar condicionado, secador e chapinha, banhos quentes e claro, beber pouca água. 


É possível perceber se seu cabelo está precisando passar por uma hidratação se ele estiver com as seguintes características: opaco, quebradiço, embaraça fácil, áspero, com frizz e arrepiado.

Como hidratar o cabelo: o que não fazer?

Agora que você já sabe que seu cabelo realmente precisa de uma boa hidratação, vamos falar sobre alguns erros que as pessoas cometem quando vão fazer tratamentos sozinhas e ensinar o jeito certo de como hidratar o cabelo em casa!

Usar qualquer produto

A maioria das receitas de como hidratar o cabelo em casa usa alguma máscara como base e é importante que esse creme seja adequado para o seu tipo de cabelo.


Por mais atrativo que seja aquele creme baratinho na prateleira, ele precisa funcionar para você e sua necessidade, já que os seus cachos não vão alcançar o resultado desejado com um produto para cabelos lisos.

Cabelo sujo ou muito molhado

A hidratação é feita logo nas fibras capilares e para que ela realmente funcione, é preciso que a cutícula do cabelo esteja aberta.


Em cabelo sujo ou encharcado, o produto não vai conseguir chegar até o interior do fio e vai hidratar apenas superficialmente.

Não separar o cabelo em mechas pequenas

Quando você for aplicar sua hidratação, é muito importante que separe o cabelo em mechas pequenas, porque assim, você vai conseguir distribuir o creme pelo cabelo igualmente.

Não respeitar o tempo do produto 

Excesso de produto e deixar tempo demais podem deixar o cabelo pesado, empapuçado e esse não é o efeito que você quer, né?


É preciso respeitar também o intervalo entre as lavagens e os tratamentos. Depois de fazer uma boa hidratação, o ideal é ficar pelo menos 24 horas sem lavar e esperar, no mínimo, 48 horas para fazer qualquer outro tratamento ou química.

Em um banheiro, uma mulher morena usando uma toalha cinza está segurando os cabelos e olhando para eles.
Para ter fios bonitos e hidratados sem gastar muito, você só precisa seguir nossas dicas de como hidratar o cabelo em casa! (Foto: Goffkein/Shutterstock)

Passo a passo de como hidratar o cabelo em casa

Agora sim, você já sabe tudo o que precisa saber e está na hora de aprender como hidratar o cabelo em casa, então pode começar a anotar!

Lavagem

Para garantir que sua hidratação vai sair do jeito que você espera, a primeira coisa a se fazer é lavar bem o cabelo para preparar os fios para receber o tratamento.


O ideal é usar um shampoo anti resíduos, para tirar bem a sujeira, oleosidade e restos de produtos que podem ter acumulado na raiz e pontas. Isso também abre a fibra capilar e garante que a hidratação vai penetrar no interior do fio. 


Aproveite esse momento para desembaraçar as mechas, de preferência com os dedos, evitando que o cabelo encha de nós.


Depois de lavar, você deve retirar o excesso de água, pois como já dissemos, isso atrapalha a hidratação. 

Aplicação

Para aplicar a hidratação, divida seu cabelo em pequenas partes com a ajuda de um prendedor e vá espalhando em cada uma, sem esquecer das pontas, massageando bem.


Enquanto a hidratação faz efeito, você pode colocar uma touca térmica para segurar o calor ou então enrolar uma toalha quente na cabeça – assim é menos agressivo e esquenta menos. O calor ajuda a abrir as cutículas do cabelo, permitindo que os nutrientes sejam absorvidos mais facilmente.


Esse não é o momento para ter preguiça, inclusive, essa é a parte mais gostosa de todo o processo. É o momento em que você pode ter contato com o seu corpo, se curtir, fazer uma massagem relaxante e até mesmo aproveitar para fazer uma máscara facial ou ver um episódio rápido de algum seriado.

Pós

Passados os vinte ou trinta minutos indicados da hidratação, você deve lavar os cabelos com água fria ou morna, para selar as cutículas. Não se esqueça de garantir que tirou toda a máscara dos cabelos!


Caso a sua máscara não for condicionante, você pode passar um pouco de condicionador também para potencializar sua hidratação.

Receitas caseiras de hidratação

Agora vamos te ensinar algumas receitinhas caseiras super rápidas e fáceis para você colocar tudo o que aprendeu em prática!


Na maiorias das receitas, usamos como base a sua máscara branca de cabelos favorita e colocamos em média 1 colher de sopa, mas quando você for fazer a sua hidratação, pense na quantidade de máscara suficiente para o seu cabelo.

Gelatina

Em uma mesa de madeira pintada de azul, há um prato branco com gelatina amarela e um morango cortado e uma colher prata ao lado.
Na hora de usar a gelatina nos cabelos, não se preocupe se eles endurecerem enquanto a hidratação acontece, é só um efeito natural da gelatina. (Foto:13Smile/Shutterstock)

A gelatina é rica em colágeno, uma proteína encontrada na pele e nos cabelos que é muito importante! O colágeno ajuda a recuperar a elasticidade dos fios, reter a umidade e fortalecer o cabelo, deixando ainda mais macio.


O açúcar é ótimo para fechar as cutículas, proporcionando um cabelo mais solto e brilhante.


Agora, como hidratar o cabelo em casa com gelatina? É super fácil! Só seguir a receitinha abaixo:

Você vai precisar de:

  1. 1 sachê de gelatina incolor (se você for morena, pode usar gelatina de qualquer sabor, mas as loiras precisam tomar cuidado com o corante)
  2. 1 colher de sopa de máscara branca
  3. 1 colher de açúcar

Como fazer:

Para preparar a sua misturinha de hidratação, você precisa dissolver o sachê de gelatina em água quente. Quando a água estiver morna, misture o creme e o açúcar na gelatina.


Com os cabelos lavados e úmidos, você precisa aplicar a misturinha mecha por mecha, espalhando e massageando bem. 


Deixe agir por 30 minutos e enxágue com água fria.

Amido de milho

Foto de uma vasilha de vidro transparente, com o amido de milho dentro e uma colher de madeira. Desfocado no fundo é possível ver algumas espigas de milho.
Um dos aliados em como hidratar o cabelo em casa, o amido de milho pode ser usado também naqueles dias de preguiça de lavar o cabelo. É só passar um pouquinho na raiz do cabelo e depois retirar o excesso (Foto: minadezhda/Shutterstock)

O amido de milho por si só não tem efeitos milagrosos no cabelo, mas ao ser misturado com sua máscara hidratante, pode mudar a sua vida!


É rico em diversas vitaminas e minerais que são muito nutritivos para a fibra capilar e dão mais força aos fios.

Você vai precisar de:

  1. 1 colher de sopa de Maizena
  2. 100 ml de água
  3. 1 colher de sopa de máscara branca
  4. 1 tampinha de Bepantol Solução ou colher de café de óleo vegetal (opcional)

Como fazer:

Para essa receitinha, você vai precisar colocar a Maizena e a água em uma panela em fogo baixo e ficar mexendo até virar um mingau.


Quando atingir o ponto de mingau, você espera esfriar um pouco e passa essa misturinha para um outro recipiente, para então, adicionar a máscara branca. 


Se você quiser potencializar ainda mais a sua hidratação, você pode colocar uma tampinha de Bepantol Solução ou uma colher de chá de algum óleo vegetal, como de amêndoas ou coco.


Para a aplicação, o esquema é o mesmo. Lave o cabelo com um shampoo anti resíduos, então retire o excesso de água e aplique a misturinha mecha por mecha, massageando o cabelo.


Aguarde 30 minutos enquanto a hidratação acontece e enxágue com água fria depois.

Mel

Em um fundo de madeira, há um pequeno favo de mel, com mel em cima e uma meleira de madeira. Ao lado, tem uma pequena jarra de mel.
O mel também é muito usado em máscaras faciais, principalmente por suas propriedades antibacterianas e antioxidantes (Foto: Alexander Mils/Unsplash)

A próxima receitinha de como hidratar o cabelo em casa é com mel! Não só é uma delícia, esse adoçante natural é fonte de várias vitaminas, proteínas e minerais e também é antioxidante.


O mel funciona super bem para reter a hidratação, ajuda com a elasticidade dos fios e tem propriedades antibacterianas. Ele ajuda na limpeza e saúde dos cabelos.

Você vai precisar de:

  1. 3 colheres de sopa de mel
  2. 2 colheres de sopa de azeite
  3. ½ abacate amassado

Como fazer:

Essa é misturinha é muito fácil de fazer. Você só precisa tirar a polpa de meio abacate e misturar com o mel e o azeite.

Depois de tudo bem misturadinho, passe mecha por mecha no cabelo bem lavado e úmido, massageando bem. Nessa receita é importante que você comece dois dedos abaixo da raiz, pois é mais oleosa.


Deixe agir por 20 minutos e lave bem com água fria.

Ovo

Uma caixinha branca com seis ovos e um para fora, ao lado duas colheres douradas.
A gema e clara dos ovos têm funcionalidades e propriedades diferentes, então sempre que for usar em alguma receita de como hidratar o cabelo em casa, verifique qual parte é necessária (Foto: Modernista Magazine/Unsplash)

O ovo é uma maravilha para seu corpo e seus cabelos. Além de um ingrediente que todo mundo sempre tem em casa, não é?


Rico em vitaminas A, D, E e K, além de ferro, potássio e fósforo, ele fortalece a raiz e deixa os fios mais brilhantes e hidratados.

Você vai precisar de:

  1. 1 gema de ovo
  2. 1 colher de chá de óleo de coco
  3. 1 colher de sopa de máscara branca

Como fazer:

Essa misturinha também é bem prática. Você só bate a gema de ovo peneirada com o óleo de coco e a máscara branca de sua preferência. 


As loiras precisam tomar cuidado, pois pode ser que o ovo deixe uma cor um pouco amarela no cabelo. Nesse caso, adicione um pouco de condicionador ou máscara roxa para neutralizar.


Com o cabelo lavado, você repete o processo de hidratação normal e é só enxaguar depois de 30 minutos.

Mulher negra e cabelos cheios sorrindo porque aprendeu como hidratar o cabelo em casa.
Um cabelo bonito e bem hidratado faz milagres na auto estima das mulheres. Está pronta para hidratar seu cabelo sem sair de casa e gastar pouco? (Foto: Kiuikson/Shutterstock)

Viu como é foi fácil aprender como hidratar o cabelo em casa? Agora é hora de correr para a despensa, pegar os ingredientes e mão na massa – ou melhor, mão no cabelo!