Você cuida e hidrata sua pele diariamente, passa suas roupas e limpa seus sapatos. Assim como todos esses elementos, o couro deve ser tratado da mesma maneira. Chega de trincos e “rachaduras”. Vamos ao passo a passo para você hidratar sua bolsa favorita:

  1. Armazenar: Começando pelo armazenamento, especialistas afirmam que qualquer objeto de couro, independente de ser bolsa ou não, deve ser guardado longe do sol em ambiente fresco e com sombra para evitar manchas e descoloração.
  2. Identificar: digamos que o couro é um pouco “frescurento”, por isso, deve ser tratado de maneira específica na hora da limpeza. Em geral ele é dividido em duas categorias: anilinado (camurça, nobuck e couro cru) e pigmentado (lisos).
  3. Hidratando couros anilinados: como é um tipo de couro mais macio, ele é delicado e consequentemente mancha mais, então procure fazer uma escovação seca e superficial, nesse caso, a escova de lavar roupas é essencial.  Após esse processo, passe um pano de algodão levemente umedecido com uma solução de água e álcool (na proporção de 150 ml de álcool para cada 3 litros de água).
  4. Hidratando couros pigmentados: como tem baixa absorção, o couro liso pede um pano umedecido com água e detergente neutro para uma limpeza superficial. Feito isso, passe um hidratante de pele em toda a bolsa e deixe agir por aproximadamente 15 minutos. Boa parte será absorvida pela bolsa, mas ainda é necessário retirar o excesso com um pano úmido torcido em água, álcool e vinagre (na proporção de 50 ml de vinagre e álcool para 3 litros de água).
  5. Frequência: Especialistas indicam que esse processo seja repetido em um intervalo de 10 a 12 meses.

Agora que você já sabe como cuidar de seus acessórios de couro, vá ao Grand Plaza e se encante com a variedade de acessórios e roupas desse tipo de tecido, são inúmeras lojas, desde Couro & Cia a departamentos de roupa, como C&A e Renner.