De 13 a 18 de julho, a capital paulista recebeu a maior semana de moda do país: a São Paulo Fashion Week.

Nas passarelas, grandes nomes como Alexandre Herchcovitch, Reinaldo Lourenço e Gloria Coelho apresentaram o que será moda no verão 2012.

Confira abaixo as principais tendências vistas nas passarelas:

Artsy: uma das maiores tendências da temporada, as peças com estilo artesanal, feitas à mão, com crochê, bordados ou tapeçaria, apareceram em diversas coleções, como as de Priscilla Darolt e Tufi Duek.

Transparência: presente nos desfiles das grifes Animale, Reinaldo Lourenço e Cavalera, a transparência dará um toque sensual ao verão, em peças como saias, calças e blusas. Vale apostar em looks radicais, que mostram a lingerie, ou em peças mais discretas, que deixam à mostra apenas parte das pernas ou braços.

Tropical: estampas com temas como a fauna e a flora tropicais marcaram presenças em diversas peças, destacando-se  nos desfiles Tufi Duek, Movimento e Triton.

Calças curtas: justinhas, mais retas ou soltinhas, as barras das calças serão bem mais curtas no verão – a única exceção são as pantalonas, outra tendência da estação.

Pantalonas: elas aparecem bem soltas e com a cintura mais alta.

Laranja: será a cor do verão 2012, em seus mais diversos tons, dos mais suaves aos mais vibrantes.

O site Uol criou um mural virtual com 300 looks que resumem as principais tendências mostradas na semana de moda.

Gatinha na passarela

A personagem Hello Kitty, que possui fãs de todas as idades por todo o mundo, foi a inspiração para a coleção de Fernanda Yamamoto. A gatinha, no entanto, apareceu de uma forma bem diferente do usual: em vez da tradicional cor rosa e das estampas infantilizadas, as peças da coleção tinham cores que remetiam à natureza, como tons de marrom, verde e azul, e o rosto da personagem aparecia mais como uma estampa gráfica.

Moda masculina abusa das cores

As coleções masculinas chamaram a atenção. Diferentemente do que vem acontecendo há algumas temporadas, em que reinaram as cores sóbrias, dessa vez os desfiles mostraram homens usando muitas cores e estampas variadas. O verão, para eles, será dominado por diversos modelos de blazer e colete estampados, com temas florais, abstratos e geométricos. Tudo com muito conforto e leveza.

[nggallery id=23]