Junho chega e, com ele, as famosas barraquinhas de comidas, as fogueiras e as bandeirinhas coloridas. É difícil não se render ao clima animado e às delícias das festas juninas.

As festas juninas têm como origem as festas pagãs que aconteciam  na época do solstício de verão para comemorar as boas colheitas. Como essas comemorações aconteciam no mesmo período dos dias de São João Santo Antônio e São Pedro, a festa ganhou um significado religioso com o passar do tempo e hoje também é conhecida como festa de São João.

O Plaza Blog separou diversas informações sobre comidas e danças típicas dessa festa além de dicas do que vestir para aproveitar o mês pulando fogueira!

Caipira fashion

O xadrez reina absoluto nas festas de São João. Você pode aproveitar que essa estampa está super em alta e apostar em looks com um ar caipira, sem perder o estilo.

Invista em roupas e lenços xadrez. Vestidos são lindos e têm a cara da festa. Uma camisa xadrez com uma calça lisa ou uma saia também deixam o visual divertido e moderno.  Para dar um toque especial, faça tranças no cabelo.

Já se você vai a uma festa totalmente caracterizada, existem vários modelos de vestidos caipiras. Se o orçamento estiver apertado para comprar ou alugar um, customize! Um simples vestido xadrez antigo pode ser personalizado com aplicações de tecidos de diferentes estampas e formatos, além de lacinhos e fitas. É só usar a criatividade!

[nggallery id=22]

Olha a chuva! Já passou!

A quadrilha é a dança típica das festas juninas.  Ela chegou ao Brasil no século XIX e fez muito sucesso na corte do Rio de Janeiro, antes de tornar-se uma dança popular. A sanfona, o triângulo e a zabumba são os instrumentos musicais que em geral acompanham a quadrilha; violões e violas também costumam ser tocados.

Além da quadrilha, é comum ouvir ritmos como o forró nas festas.

 

Comida típicas (e irresistíveis)

Como as festas juninas acontecem em um período de colheita das safras de milho, a maioria das comidas típicas tem esse grão como ingrediente: pamonha, curau, pipoca, milho cozido, canjica, bolos, cuscuz, entre outros. Como o período é de inverno, comidas e bebidas quentes, como o quentão, também viraram parte da tradição.  As barraquinhas ainda oferecem outras comidas típicas, como arroz doce, bolo de amendoim, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, batata doce e muitos outros pratos de dar água na boca.

Quer aprender algumas receitas deliciosas para saborear pertinho da fogueira? Confira os vídeos  com receitas abaixo!

Bolo Fofíssimo por Renata Prazeres

Cuscuz de Tapioca por Renato Higa

Farofa com Milho por Fabiana Pinfildi