Verão é época de calor – e também de muito aguaceiro. Para sobreviver às famosas “chuvas  de verão” sem perder o estilo, nós preparamos algumas dicas para se manter sequinha e linda.

 

Calçados

Esqueça as sandálias e sapatos abertos, a não ser que a intenção seja ficar com os pés encharcados. Superfícies como camurça e tecido também devem ser evitadas, pois estragam rapidamente na chuva. Invista em materiais impermeáveis ou semi-impermeáveis, como plástico e verniz. As botas de cano alto são uma ótima pedida para se proteger da água.

Não há dúvida de que a melhor opção de calçado para os dias chuvosos seja a galocha. A peça reapareceu com tudo há alguns anos  e continua fazendo parte do guarda-roupa de quem quer manter os pés secos sem abrir mão do estilo. Os modelos costumam ser confortáveis e são o modo mais eficiente de manter a água longe dos pés. Há modelos lisos, coloridos, estampados, de todos os jeitos para todos os gostos!

[nggallery id=57]

 

Casacos, capas e jaquetas

O grande aliado dos dias úmidos é o trench coat. Criado originalmente para proteger os soldados britânicos da chuva e do frio durante a Primeira Guerra Mundial, a peça foi se reinventando com o passar do tempo e ganhou modelos bem femininos, que protegem da água e do frio com muita elegância. Aposte nos de cores neutras que combinam com qualquer produção.

Jaquetas são ótimas para evitar os pingos de chuva. Para ocasiões mais formais, você pode investir em um blazer ou um casaco com um tecido impermeável ou semi-impermeável. Um casaquinho de nylon, por exemplo, pode ser usado mesmo em dias não tão frios, pois não esquenta tanto e protege da água.

Nos dias em que a chuva e o vento estão bem fortes, vale investir em uma capa de chuva. Já existem modelos bem bonitos que fogem da aparência de saco plástico transparente.

[nggallery id=60]

 

Pernas

Nada de saias longas e calças muito compridas, ou você corre o grande risco de ficar com a barra encharcada. Se for usar calça,  você pode colá-la dentro de uma bota ou galocha, optar por um modelo mais curto ou então dobrar levemente a barra. Prefira saias e shorts usados em combinação com uma meia-calça grossa. Se o dia for quente e chuvoso, dá para abrir mão da meia-calça.

[nggallery id=59]

 

Cabelo

Cabelos e umidade não combinam, por mais lindo e liso que seja o seu. Para evitar ficar com os fios armados durante o dia, o ideal é fazer algum penteado para mantê-lo preso desde o momento em que você sair de casa, como uma bonita trança ou um rabo-de-cavalo. Isso irá manter os fios no lugar e evitar que você precise prender o cabelo às pressas e de uma maneira desleixada.

Chapéus e lenços na cabeça também são estilosos e ajudam a proteger os fios dos pingos de chuva.

[nggallery id=58]

 

Guarda-chuva

O item mais indispensável para um dia chuvoso. Há quem odeio carregá-lo para lá e para cá, mas quando a chuva é muita, um guarda-chuva grande ajuda você a não parecer que acabou de sair de dentro de uma piscina (com roupa e tudo). Guarda-chuvas menores podem ser levados sempre na bolsa e são recomendados para dias de garoa ou em que a chance de chover não é tão alta.

O guarda-chuva pode ajudá-la a dar um up na produção. Modelos com poás, animal print, babados e cores ajudam a dar um charme todo especial e esse acessório tão importante. Para combinar com tudo, você também pode investir em um pretinho básico ou em um transparente.

[nggallery id=61]