O look certo pode valorizar a sua beleza – ao mesmo tempo em que uma combinação errada pode derrubar o seu visual. Para acertar na hora de escolher o que vestir, é preciso levar em conta o formato do seu corpo. Cada tipo de corpo possui pontos fortes e fracos que podem ser enfatizados ou atenuados se você souber escolher a combinação certa. Confira algumas dicas para não errar na hora de se vestir e valorizar o seu corpo em qualquer ocasião:

  • Retângulo.

Quando ombros, cintura e quadris possuem quase a mesma medida. Para valorizar esse tipo de corpo, é preciso “criar” curvas, uma ilusão de cintura ou, pelo menos, desviar o olhar desse ponto.

Invista em roupas acinturadas, casacos e jaquetas com pences e decotes em “V”, “U” ou canoa, que atraem a atenção para o colo e desviam da cintura. Aposte também em acessórios que, assim como o decote, atraem o olhar.

Evite jaquetas curtas, roupas de corte reto e saias justas e afuniladas.

  • Pêra

Quando os ombros são mais estreitos do que a cintura e os quadris. O segredo está em chamar a atenção para a parte de cima do corpo, a fim de criar um equilíbrio.

Abuse de detalhes na região do busto e dos ombros. Decotes e ombros de fora desviam a atenção do quadril. Blusas e camisetas coloridas e estampadas também ajudam a chamar a atenção para a parte de cima do corpo.

Fique longe de calças cigarretes e com strech, que parecem aumentar o bumbum e os quadris. Evite acessórios e detalhes nessa região, como bolsos, cintos caídos e até mesmo pulseiras largas (já que suas mãos normalmente ficam ao lado dos quadris quando você está de pé).

 


  • Triângulo invertido

Quando os ombros são mais largos do que a cintura e os quadris. É o exato oposto do formato de pêra, por isso, o truque está em chamar a atenção para a parte debaixo do corpo, criando dessa forma uma silhueta mais equilibrada.

Cores escuras na parte de cima fazem ombros e costas parecerem menores. Saias e vestidos volumosos fazem os quadris parecerem maiores. Invista em pulseiras e relógios.

Evite usar calças muito coladas ao corpo ou sem nenhum volume, assim como muitas estampas e acessórios na parte superior do corpo.

  • Oval/redondo

Quando a cintura é maior que ombros e quadris. Para valorizar esse tipo de corpo, é preciso afinar a silhueta e chamar a atenção para as partes mais finas do corpo.

Abuse de cores escuras, que dão a impressão de emagrecer. Mangas ¾ também são aconselháveis, pois disfarçam braços gordinhos. Fique longe de roupas justas, que marcam os excessos. Decotes V são excelentes, pois passam sensação de alongamento e chamam a atenção para o busto. (Para esse tipo de corpo, confira também nossas dicas no post sobre Moda Plus Size).

  • Ampulheta

É o famoso “corpo violão”: ombros e quadris iguais e cintura fina. As mulheres magras que possuem esse formato de corpo têm uma grande vantagem: podem usar quase tudo, sem restrições. Para as nem tão magras, o importante é valorizar a cintura e disfarçar ombros e quadris.

Mesmo que esse tipo de corpo aceite quase tudo, é preciso prestar atenção: usar roupas muito retas ou largas pode fazer com que a cintura “suma” e o corpo pareça ter o formato retângulo.

A calça jeans ideal para cada corpo

Provavelmente a roupa mais usada em todo o mundo, a calça jeans é a peça coringa de qualquer guarda-roupa. Para não errar na escolha do modelo, é essencial também saber qual fica melhor com seu tipo de corpo.

Mais algumas dicas:

  • Para as mulheres baixas, o modelo indicado são os de cintura baixa, sem muitos detalhes e bolsos (que achatam a silhueta).
  • Para quem tem pernas compridas, calças com a barra dobrada fazem a perna parecer menor. Evite bocas largas, que parecem alongá-las.
  • Quem tem coxas grossas e/ou bumbum grande deve optar por modelos mais escuros, sem bolsos e com corte reto, além de evitar calças justas ou com strech.
  • As magrinhas ou com o bumbum pequeno devem investir em modelos com bolsos, botões e outros detalhes que dão volume. Calças muitos justas e com tecidos muitos duros devem ser evitadas, pois fazem as pernas parecerem ainda mais finas e achatam o bumbum.