Tudo mundo usa, adora e necessita, mas pouca gente sabe de sua origem. Então vamos descobrir um pouco sobre a origem do perfume, esse produto tão cheiroso e sedutor!

 

O perfume foi usado primeiramente pelo povo egípcio, e era um dos acessórios de poucos privilegiados, o perfume no Egito era apenas usados nos deuses e nos mortos ( eles passam perfume nos mortos antes de enterrá-los).

Seus perfumes eram em forma de azeites ou graxas perfumadas (por este motivo sua invejável concentração e duração conforme os achados arqueológicos ). A única maneira para abrandar os perfumes demasiadamente fortes era utilizar o vinho ( o único álcool que eles tinham disponível).

 

Mais tarde, os árabes ofereceram à humanidade o primeiro alambique, graças ao alquimista e médico Avicenna, que criou a serpentina de resfriamento.Ele descobriu o método da destilação e preparou a primeira água de rosas do mundo, isolando o perfume das pétalas em forma de óleo (o attar, produzido na Síria).

 

Mais tarde, quando os sacerdotes começaram a aprimorar a composição e a fabricação dos perfumes, os faraós e os membros da corte começaram a usá-los.

No século XIII, Paris tornou-se a capital mundial do perfume, onde foram criadas as primeiras escolas que formaram aprendizes desta profissão. Por esse motivo, a França ganhou fama mundial pelas essências produzidas. O perfume na europa era mais uma necessidade do que um  luxo. Como os banhos eram escasso, devido ao frio e a guerra, os europeus passavam perfume para disfarçar o odor.

Já no século XX, devida a grande liberdade sexual da época, o perfume virou símbolo de sedução e luxo, como a sedutora Cleópatra costumava usar.

Gostaram de saber um pouco da história dessa aroma que tanto nos encanta? É sempre bom sentir um cheirinho de rosas, lavanda, enfim,  essências florais em geral. Além de nos deixar com um cheirinho agradável, o perfume também relava nossa personalidade: há pessoas que gostam de dar um toque mais ousado, então usam fragrâncias mais fortes; há pessoas que gostam de dar um toque mais romântico, entáo usam fragrâncias mais suaves…

Ah! Vamos às dicas de lojas aqui do Grand para vocês saberem sempre onde encontrar o perfume que mais combina com a sua personalidade: Alquimia, Fragrance, O Boticário, Lacqua Di Fiori, Cazo, Água de Cheiro.

Nacionais, importados, aroma bom é o que não falta aqui. 😉

 

Gostaram??? Esperamos que sim!

Até a próxima! 😉