Depois de três anos de muitos contratempos e imprevistos, finalmente começaram a ser gravados, na Nova Zelândia, os dois filmes inspirados no livro O Hobbit, de J. R. R. Tolkien, que narra os acontecimentos que antecedem a Trilogia O Senhor dos Anéis.
A superprodução já tem elenco confirmado, embora ainda haja rumores de algumas possíveis novas contratações e das voltas de Orlando Bloom, Hugo Weaving e Ian Holm.

Dividido em duas partes, “O Hobbit” contará a história de Bilbo Bolseiro (Martin Freeman), tio de Frodo, que é convidado pelo Mago Gandalf (Ian McKellen) para participar de uma jornada junto a 13 anões até a Montanha Solitária, onde tentarão recuperar os pertences dos anões que foram roubados pelo dragão Smaug (que terá a voz de Bill Nighy).

Os anões da companhia serão interpretados por James Nesbitt (Bofur), Adam Brown (Ori), Richard Armitage (Thorin Escudo-de-Carvalho),Aidan Turner (Kili), Rob Kazinsky (Fili), Graham McTavish (Dwalin), John Callen (Oin),Stephen Hunter (Bombur), Mark Hadlow (Dori), Peter Hambleton (Gloin), Ken Stott (Balin),Jed Brophy (Nori) e William Kircher (Bifur).

Alguns atores também voltarão como seus personagens de O Senhor dos Anéis, como Cate Blanchett (Galadriel), Andy Serkis (Sméagol) e Elijah Wood (como Frodo, que, embora não apareça no livro, foi incluído no roteiro).

As cenas que se passam no Condado, a vila dos hobbits, serão gravadas no mesmo cenário construído em 1998 para “O Senhor dos Anéis”. O local é mantido até hoje por três irmãos, que são os donos da propriedade, e atualmente abriga uma fazenda de ovelhas.
O primeiro longa de “O Hobbit” estréia em dezembro de 2012 e o segundo em dezembro de 2013, com direção de Peter Jackson e roteiro de Guillermo del Toro, Fran Walsh, Philippa Boyens e do próprio Peter Jackson.

Confira abaixo as duas primeiras fotos oficiais do filme, imagens do elenco e dos cenários.