Dois filmes para estrear e um comercial lançado. O que todos têm em comum? Os três são inspirados em canções da banda Legião Urbana – e, no caso de um dos filmes, na vida do ícone do rock brasileiro Renato Russo.

A famosa canção Faroeste Caboclo vai virar um filme com direção de René Sampaio, que tem mais de 400 comerciais no currículo, mas estreia na direção de um longa. A música foi transformada em roteiro de cinema a partir da adaptação de Paulo Lins, autor do livro “Cidade de Deus”.

No elenco, Ísis Valverde como Maria Lúcia e Fabrício Boliveira como João de Santo Cristo, rapaz que sai de Salvador e vai à Brasília atrás de uma vida melhor, mas acaba se envolvendo com o tráfico de drogas.

A previsão é de que a estreia do longa aconteça no segundo semestre de 2011.

A música Eduardo e Mônica também ganhou uma produção, um comercial criado pela Agência África, com direção de Nando Olival e produzido pela 02 Filmes, de Fernando Meirelles.  A história de um dos casais mais famosos da música brasileira ganhou um ar modernizado, mas foi mostrada literalmente nas cenas. Você pode conferir o vídeo na íntegra abaixo:

Além das gravações inspiradas em canções da banda, um filme dirigido por Antonio Carlos da Fontoura , intitulado “Somos tão jovens”,  irá retratar a trajetória do cantor Renato Russo, que será interpretado por Thiago Mendonça. O elenco conta também com Sandra Corveloni, Marcos Breda, Laila Zaid, Bianca Comparato e Olívia Torres, entre outros.

Carlos Trilha, profundo conhecedor da obra de Russo, assinará a trilha sonora.

O longa deverá mostrar a adolescência do cantor e documentar também o cenário do rock brasileiro nos anos 80, mostrando não apenas as bandas de Renato Russo – Legião Urbana e Aborto Elétrico -, mas o início de grupos como Capital Inicial e Paralamas do Sucesso.

O filme ainda não teve a data de lançamento divulgada.