Flash Mob é a abreviação de “Flash Mobilization”, que em inglês significa “mobilização relâmpago”. Os Flash Mobs são ações instantâneas e inesperadas, já previamente combinadas, de diversas pessoas em algum lugar público, e que normalmente se dissipam tão rapidamente quanto surgiram, causando um grande impacto. Embora grande parte dos Flash Mobs seja de apresentações de dança, essa não é uma regra.
As intervenções acontecem por diversos motivos – uma comemoração, um protesto, uma causa social, uma ação promocional ou apenas por diversão. Independente da razão, elas sempre chamam a atenção e normalmente possuem um resultado muito divertido.

Conheça alguns Flash Mobs famosos realizados em diversos lugares do mundo:

Flash Mob Contra o Bullying

Em homenagem ao dia internacional Anti-Bullying, alunos de duas escolas canadenses participaram dessa bonita ação para passar uma mensagem de aceitação social.


Homenagem a Michael Jackson

No dia 8 de julho de 2009, quase duas semanas após a morte de Michael Jackson, 300 dançarinos da companhia de dança Bounce, de Estocolmo (Suécia), se reuniram em uma praça na cidade, ensaiaram uma coreografia em 30 minutos e, menos de uma hora depois, surpreenderam a todos com um Flash Mob em homenagem ao rei do pop.

Protesto pela saúde das gestantes
Para protestar contra a falta de cuidados médicos da qual milhares de grávidas sofrem nos países menos desenvolvidos, diversas gestantes de reuniram para dançar em Londres. Mas não se preocupe: as dançarinas de break são apenas profissionais com falsas barrigas de grávidas. As mamães verdadeiras são aquelas que ficam ao redor das dançarinas, batendo palmas.

Espelho humano
O grupo nova-iorquino Improv Everywhere, conhecido por realizar diversos Flash Mobs, criou um verdadeiro espelho humano no metrô de Nova Iorque, com 15 pares de gêmeos que estavam vestidos exatamente iguais e imitavam os movimentos um do outro.

Estátuas
Aqui está mais um Flash Mob que não tem nada a ver com dança. Na verdade, a falta de movimento foi o que marcou a ação: 50 pessoas entraram em um supermercado na cidade de Manchester, na Inglaterra, e permaneceram completamente imóveis durante 4 minutos.

O maior Flash Mob da história
Em setembro de 2009, o grupo Black Eyed Peas fez um show para comemorar o início da 24ª temporada do programa de Oprah Winfrey. A organização do evento havia convocado 800 pessoas por intermédio das mídias sociais para realizar um Flash Mob durante a apresentação, como forma de homenagear a apresentadora. Essas 800 pessoas participaram de ensaios com um produtor, um coreógrafo e 20 dançarinos profissionais. No entanto, quando a intervenção começou, toda a multidão que estava presente foi contagiada pela dança e começou a repetir a coreografia. Em pouco tempo, mais de 20 mil pessoas transformaram este no maior Flash Mob da história.