Manter a casa sempre limpa é uma das tarefas do dia a dia que mais demandam tempo. Por isso, algumas dicas de faxina que ajudam a otimizar a limpeza são sempre bem-vindas. 

Na hora de limpar a casa vale considerar dicas de quais produtos utilizar para limpar pontos específicos, como o box, as peças do fogão ou o tapete, por exemplo. 

Também vale testar nossas dicas para criar soluções com a mistura de alguns ingredientes, como bicarbonato de sódio e vinagre, para remover a sujeira com mais facilidade.

Uma dica de faxina essencial antes de começar é fazer um planejamento básico de tudo o que vai acontecer, pensando em por onde começar e organizando os ambientes da casa, os produtos e equipamentos que serão utilizados.

Para te ajudar, separamos alguns macetes que podem mudar sua vida na hora da faxina.

Conheça a seguir 10 dicas de faxina para testar e limpar a casa com mais facilidade. 

Dicas de faxina para a casa toda

1. Tudo junto e organizado

Sabe quando você está limpando a casa e precisa parar para ir pegar um produto de limpeza específico? 

Para que isso não aconteça, separe todos os produtos de limpeza que você vai usar e coloque-os em um balde antes de começar a faxina. 

Essa dica de faxina é muito simples, mas ajuda muito na hora da limpeza. 

Com todos os produtos em um lugar só, você pode levá-los para os cômodos com facilidade e não vai precisa parar a limpeza para buscar algo que esqueceu.  

Para organizar ainda melhor, você pode separar os produtos específicos em baldes diferentes. 

É possível utilizar um apenas com o que você vai usar para limpar os quartos e a sala, outro só com os produtos para lavar a cozinha, banheiro e quintal, por exemplo. 

Dicas de faxina: A imagem mostra uma mulher de luvas de borracha rosa. Ela está segurando um balde que também é rosa. Dentro dele estão diversas embalagens de produtos de limpeza, alguns panos e esponjas para fazer faxina.

Dicas de faxina: Colocar todos os produtos de limpeza, panos e esponjas em um balde ajuda a transportá-los na hora da faxina, o que otimiza o tempo .

2. De fora para dentro 

Outra dica de faxina que ajuda bastante na otimização de tempo e trabalho, é sempre começar a limpeza pelos cômodos mais distantes, finalizando na porta do apartamento ou na área de serviço da casa.

A ideia é limpar primeiro os ambientes onde você não vai precisar passar para continuar a faxina em outros cômodos. Assim, não há chances de sujar o chão que acabou de ser limpo. 

Se os cômodos mais distantes forem os quartos, comece por eles! 

Uma das dicas de faxina que ajuda bastante, é sempre deixar por último o banheiro e a cozinha. 

Como é preciso lavar bem o revestimento e pisos nos dois cômodos, é melhor deixá-los para o final da faxina. Dessa forma, também, você não fica com preguiça depois da parte mais difícil. 

3. De cima para baixo

Depois de separar os produtos e escolher por onde começar, é hora de preparar o rodo e um pano para limpar o teto. 

Começar a faxina pelo lugar mais alto de cada cômodo é uma dica valiosa de limpeza, para evitar que o pó suje os móveis e o chão. 

Ainda mais se você só lembrar de limpar o teto depois de tirar o pó do ambiente. 

Para limpar o teto de PVC, a dica é misturar duas colheres de sapólio cremoso em cinco litros de água. Utilize um pano macio em um rodo para tirar toda a poeira do forro.

Já para tetos pintados, com gesso ou apenas a laje, misture duas colheres de sopa de detergente em cinco litros de água morna. 

O teto da cozinha e do banheiro precisam de mais atenção na hora da faxina, principalmente pela gordura e o mofo, que pode aparecer devido a infiltrações. 

A dica para limpá-los é misturar três colheres de bicarbonato de sódio, um copo de vinagre e cinco litros de água quente. 

Para remover melhor a sujeira, esfregue o forro com uma esponja e use um pano úmido para tirar a gordura. Finalize com um pano seco para garantir que o teto ficou completamente limpo.

4. Panos de microfibra 

Sabe quando você vai tirar pó de algum objeto, mas ele continua sujo? A dica para isso acabar é sempre utilizar panos de microfibra.

O tecido possui alta absorção e, ao umedecê-lo com produtos multiúso, toda a poeira dos móveis e objetos sai com facilidade. 

Outra dica é molhar o pano de microfibra em uma mistura de água com um pouco de produto multiuso, passar no móvel e em seguida passar um pano seco.

Na hora de tirar o pó, é importante começar dos móveis mais altos, para evitar sujar o que já foi limpo.

A imagem mostra uma mulher loira, com luvas de borracha roxas, segurando um pano de microfibra azul. Ela está limpando uma superfície branca. Uma das dicas de faxina é utilizar o pano de microfibra para tirar pó dos móveis.

Uma ótima dica de faxina é apostar em panos de microfibra, pois quando molhado, o tecido absorve bastante a poeira dos móveis.

5. Esqueça a vassoura 

Acabou de tirar pó dos móveis, varreu o chão e percebeu que um pouco de poeira voltou para o que já estava limpo?

Ao passar a vassoura no chão, a poeira levanta. 

Por isso, em vez de varrer, uma dica é utilizar um pano molhado em uma solução de produto multiúso ou detergente e água. Assim, toda a poeira será absorvida por ele. 

Os aspiradores de pó verticais também podem ser utilizados para limpar o chão e não levantar poeira. Além disso, o Mop possui a mesma função que o pano molhado na hora da limpeza. 

6. Incluir o jornal na limpeza dos vidros 

Nada melhor do que ver as janelas e vidros bem limpos, não é mesmo? No entanto, muitas vezes depois de limpá-los, é possível ver uma manchinha. 

Para evitar que os vidros fiquem marcados, utilize um pano molhado na solução de uma colher de álcool, uma de vinagre e cinco litros de água. Também é possível usar produtos próprios para a limpeza.

Após isso, passe um pano seco e em seguida, seque o vidro com o jornal. As folhas vão deixar o vidro sem manchas

Vale a pena testar.

A imagem mostra um homem com um borrifador em uma das mãos. Na outra mão, ele segura um pano de microfibra e limpa o vidro.

Para facilitar ainda mais a limpeza dos vidros, coloque a solução de produtos de limpeza em um borrifador e espalhe com a ajuda de um pano.

7. Luvas de borracha e seu pet

Tem algum bichinho de estimação em casa e não sabe o que fazer com os pelos que ficam nos móveis?

Para os pet lovers que não têm um aspirador de pó e não conseguem retirar todo o pelo dos bichinhos que fica pela casa, a dica é utilizar luvas de borracha de limpeza umedecidas.

Ao esfregar a borracha molhada na superfície de móveis, como sofá, cadeira ou poltrona, todo o pelo gruda nas luvas e fica fácil de jogá-los no lixo. 

8. Tapete mágico

Por melhor que seja, é impossível lavar tapetes de pelo sempre que necessário, por isso é importante limpá-los com frequência.

Uma dica para deixar seu tapete sempre limpinho é aplicar uma mistura de partes iguais de bicarbonato de sódio e amido de milho e deixar agir por cerca de 30 minutos. 

Em seguida, basta aspirar o tapete para eliminar a sujeira.

Para quem não tem aspirador, vale colocar uma colher de detergente neutro em um litro de água e utilizar uma escova para limpar o tapete. 

Após isso, é importante deixá-lo secar bem, para não ficar com cheiro de umidade. 

A imagem mostra um homem em pé em uma sala de estar. Ele está limpando um tapete com o aspirador de pó.

Aspirar o tapete após misturar bicarbonato de sódio com amido de milho é uma das dicas de faxina para não precisar lavá-lo com frequência.

9. Bicarbonato de sódio, vinagre e limão na cozinha 

As bocas do fogão ficam bastante queimadas e acumulam gordura com facilidade, o que faz com que essa parte da faxina seja umas das mais demoradas.

Ao colocar as bocas do fogão em um recipiente com três colheres de vinagre e um pouco de água fervente, elas ficam limpas com mais facilidade

A dica é deixar as peças de molho por aproximadamente 30 minutos e esfregá-las com palha de aço.

Já para limpar a gordura das grades do fogão e do forno, a opção é misturar duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, meia xícara de vinagre, o suco de um limão e meio litro de água quente.

A solução provoca uma efervescência, que ajuda a retirar a sujeira com facilidade.

Após aplicar a mistura, deixe-a agir por cerca de 30 minutos e finalize com uma esponja ou palha de aço.

A mistura de bicarbonato, vinagre e limão também pode ser utilizada para limpar as bocas do fogão.

10. Cera automotiva no box

Acabou de limpar o box do banheiro e já apareceu aquela manchinha no vidro? Com essa dica de faxina, isso nunca mais vai acontecer.

A cera cria uma camada no vidro que impede que as gotas de água manchem o box durante o banho.

Antes de passar o produto, é importante lavar bem o banheiro e o box. 

Para isso, em uma xícara de água morna, misture uma colher de sabão em pó, duas de bicarbonato de sódio, uma xícara de vinagre branco e uma colher de sopa de álcool.

Utilize uma esponja macia e passe a mistura por todo o vidro. Em seguida retire o produto com água, seque com um pano e finalize com o jornal.

Após isso, passe a cera automotiva com um pano seco. 

Estar com a casa limpa e cheirosa é um dos pequenos prazeres da vida e esperamos que nossas dicas de faxina te ajudem a cuidar das tarefas domésticas com mais agilidade e sem problemas!

Se quiser mais dicas sobre casa, gastronomia, cultura e comportamento, confira mais conteúdos em nosso blog!