Anna Wintour, a Dama de Ferro da Vogue
Por mais que a gente negue, vivemos e respiramos moda – até os que dizem colocar a primeira blusa que encontram no armário( afinal, como ela foi parar lá?!). Tudo o que vestimos está intimamente ligado aos profissionais que criam e sincronizam as vestimentas baseados em cultura, conceito e comportamento. Por isso, achamos muito bacaba vocês saberem quem é a pessoa mais influente do mundo moda; aquela que, de alguma forma, fez sua blusa chegar até o seu closet.
Anna Wintour é a atual editora-chefe da revista norte-americana Vogue, a mais conceituada e importante publicação de moda do mundo e um dos seus maiores ícones. Também foi eleita em 2009, pela revista Forbes, a editora de moda mais influente do mundo.
As mudanças revolucionárias que a “Dama de Ferro” fez na Vogue
A famosa capa de estreia de Anna Wintour para a “Vogue” em novembro de 1988, foi revolucionária para a história da revista. Era a primeira vez que uma calça jeans aparecia na capa de uma publicação.
Wintour sofisticou ainda mais o material editorial da revista, rejuvenesceu as capas, trocando as fotos em close de estúdio de Mirabella ( sua antiga chefe), por fotos em plano americano ou corpo inteiro em luz natural.
As capas da Vogue começaram a apresentar modelos de corpo e cabelos molhados na capa à luz do dia, até sem maquiagem, investindo na geração saúde dos anos 1990, valorizando o trabalho de maquiadores, cabeleireiros, produtores e fotógrafos, ao mesmo tempo em que colocava em suas capas personalidades como estrelas de cinema e socialites americanas e europeias e até uma primeira-dama. Seu conhecido método de controle total foi implantado em tudo, texto e fotografia, que passaram a ter sua aprovação pessoal com mão de ferro.
Vogue, a bíblia da moda
A revista Vogue começa a ganhar status de “Bíblia da Moda” quando Anna Wintour assume o cargo de editora-chefe.
Wintour descobriu, divulgou e ajudou a tornarem-se consagrados estilistas desconhecidos, como Marc Jacobs e John Galliano, passando a determinar o parâmetro “fashion” mundial até para as revistas concorrentes. Em pouco tempo sob seu comando, a Vogue recuperou da influência de suas concorrentes diretas, aumentando seu faturamento e tiragem.
Wintour com seu pupilo, o estilista Marc Jacobs
Foi exibido o documnetário The September Issue na televisão sobre o trabalho da editora. A chamada do documentário é “Se a moda é religião, então essa é a bíblia”. Acompanhe o trailer:
Livro e o filme O Diabo veste Prada
Em 2003, Lauren Weisberger, ex-assistente pessoal de Wintour na vida real, escreveu o best-seller O Diabo Veste Prada que conta a história de uma autoritária, rude e temida editora de moda de uma revista influente e seu relacionamento com suas secretárias, produtoras, assistentes e demais personagens do mundo da moda.
(Foto de Lauren Weisberger, a verdadeira Andrea Sachs)
O livro conta como Andrea Sachs, a jovem estagiária recém-formada e personagem principal, vive o inferno nas mãos de sua chefe, a poderosa editora “Miranda “, e é considerado com uma biografia de Lauren durante seu período como assistente de Wintour na Vogue, apesar de negado pela autora que insiste ser apenas uma obra de ficção. O sucesso do livro foi tão grande que deu origem ao filme com o mesmo nome, protagonizado por Meryl Streep que interpretou Miranda Priestly, personagem baseada em Anna Wintour.
(trechos do filme O Diabo Veste Prada)
Indícios de seu autoritarismo
Ela já chegou a extremos de impedir que a mais famosa apresentadora da televisão americana, Oprah Winfrey posasse para a capa de Vogue sem antes emagrecer e proibiu Hillary Clinton de aparecer com sua imagem na revista enquanto ela não deixasse de usar casacos azul-marinho, considerados over por Anna.
Essa é uma das fotos da Vogue preferidas de Wintour: rato enrugado, de 1991, um artigo sobre o cuidado da pele.
Outra de suas fotos preferidas (1928).
A paixão de Wintour pela moda fez com que o seu foco a tornasse uma mulher dura, mas também revolucionou o conceito fashion. Em todos os blogs, filmes e revistas, há um toque de seu ” Inverno Nuclear”. Dura e facinante, poderiamos definir a moda da mesma forma que descrevem quem a revolucionou.
Gostaram de saber um pouco mais sobre a origem da moda? Esperamos que sim! Agora que você já sabe como as coisas funcionam, é hora de dar um pulo até o Grand Plaza e brincar de Anna Wintour, montando e analisando os looks que combinam mais com a sua personalidade. 😉
Hasta la vista, baby!
Sugerido para você
Deixe seu comentário
As mais populares
Maio de 2022
5 cuidados para o fim de ano com os…
Luz, Câmera, Diversão: que tal um…
Tudo que você precisa saber sobre…
Quer pular Carnaval no Grand Plaza?…
Siga-nos no Instagram
Error: The account for grandplazashopping needs to be reconnected.
Due to recent Instagram platform changes this Instagram account needs to be reconnected in order to continue updating. Reconnect on plugin Settings page
Error: admin-ajax.php test was not successful. Some features may not be available.
Please visit this page to troubleshoot.