Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats , promoveu em 1985 o Live Aid. Um concerto beneficente em prol das vítimas de fome na Etiópia, na África. O evento foi realizado na Inglaterra e nos Estados Unidos simultaneamente e contou com grandes nomes de dar inveja até hoje, entre eles, BB King, Phil Collins, Dire Strais, Queen, David Bowie, Black Sabbath e U2.

O evento também deu origem a música Do They Know I’ts Christmas Time at All, composta e executada por Sting, Boy George e Simon LeBon (Duran Duran).

Em 2005 o festival mudou de nome para Live 8 , e rolou, também simultaneamente, nos países integrantes do G8 e na África do Sul. Com o objetivo de que os países credores perdoassem a dívida dos africanos afetados pela fome, dessa vez, teve entre os artistas, REM, Paul McCartney, Pink Floyd, ColdPlay, Elton John e Bon Jovi.

O que isso tem a ver com o Dia Mundial do Rock? O primeiro evento foi realizado no dia 13 de Julho de 1985, por sua magnitude e representatividade, tornou-se, mundialmente o dia do Rock. Que em 2010 completa 25 aninhos.

Nesse dia, lembramos grandes nomes do Rock, que surgiu lá em 1954 com o Rock’n’Roll de Bill Haley e o Rockabilly de Elvis Presley, passando por Beatles, Rolling Stones, The Doors, Jimi Hendrix, Black Sabbath, Alice Cooper, Queen, Kiss, Clash, Sex Pistols, Ramones, Bruce Springsteen, Van Halen, Smiths, Beastie Boys, Nirvana, Sonic Youth, Smashing Pumpkins, Radiohead, Legião Urbana, Titãs e vários outros nomes de diversas nações unidos pela guitarra.

O rock sempre teve uma cara rebelde e adolescente, e por isso, teve um papel nas revoluções culturais em diversos momentos da história. O rebolado polêmico de Elvis, uma dança marginal com uma música de negros, cantada por um branco.  O comportamento pacifico dos jovens hippies contra uma sociedade em proló da Guerra do Vietnã. O movimento punk na Alemanha, como resposta da juventude ao Estado problemático pós- Segunda Guerra Mundial.

O Rock não representa exatamente a mudança da cultura, mas é a trilha sonora de diversos momentos de revolução, sendo uma resposta dos jovens nestas ocasiões.

Na sua opinião, qual banda de Rock fez a trilha sonora para o seu momento e será sua trilha neste dia? Deixe sua resposta nos comentários.

Para saber mais:
Rock’n’Roll: Um, dois, Três, Quatro!
Dia Mundioal do Rock (Moda para homens)