Finalzinho das férias de verão, feriado de carnaval chegando… Se você vai aproveitar essa época para viajar e sair da rotina, aqui vão algumas dicas para se programar e curtir apenas o melhor da viagem, sem imprevistos.

 

Arrumando a mala

Um dos principais erros cometidos por quem vai viajar é deixar a arrumação da mala para o último dia. Quem faz isso corre o risco de esquecer de levar itens importantes ou acabar levando mais do que era necessário.

Planeje com antecedência o que precisa levar e leve em consideração qual o destino. Livros, bolsas e sapatos pesam muito, portanto carregue apenas o necessário.

Leve sempre peças coringas, como roupas de cores neutras ou sapatos que combinem com tudo o que estiver na mala. Peças mais pesadas e difíceis de amassar devem ser colocadas no fundo da mala, enquanto as mais delicadas ficam por cima. Preencha os vãos que sobrarem com peças que não amassam, como cintos e meias.

Para quem vai para a praia, há um post aqui no Plaza Blog que mostra a quantidade ideal de roupa para levar na mala.

 

Preparando o roteiro

A mesma dica para arrumar as malas vale para preparar o roteiro (e, na verdade, para toda a viagem): organizar tudo com antecedência. No entanto, se a viagem  for marcada em cima da hora, algumas estratégias podem ajudá-lo a se organizar.

No caso de viagens aéreas, defina quais as suas prioridades: preço, conforto, horários etc.  Se a maior preocupação for o preço, algumas dicas são: sempre comparar as tarifas entre as companhias; ficar de olho em companhias aéreas que são novas no mercado e por isso possuem tarifas mais competitivas; verificar se há aeroportos em outras cidades próximas de seu destino com tarifas menores; comparar preços de Pacotes de Viagens com os valores das passagens e dos hotéis separadamente, para saber qual compensa.

 

Viajando com as crianças

Levar crianças para viajar exige alguns cuidados especiais, que envolvem desde o destino da viagem até os itens necessários na mala.

Escolha um roteiro que seja adequado à idade das crianças. Prefira locais que ofereçam atrações divertidas, como parques ou pontos turísticos que agradem a toda a família. O mesmo vale para os hotéis. Prefira os que possuem opções de lazer como piscinas, quadras de esporte e playgrounds.

Fique atento também ao clima do local. Dependendo da idade da criança, prefira destinos com o clima mais parecido àqueles ao qual ela está habituada.

Leve sempre uma mala com alguns remédios mais urgentes, como antitérmicos e antiespamódicos. Confira se as vacinas  das crianças estão em dia e, se a viagem for para o exterior, informe-se sobre as vacinas necessárias para visitar o país.

 

Viajando de carro

Viajar de carro é uma ótima maneira de passar mais tempo com a família ou os amigos. No entanto, é preciso tomar muito cuidado antes de se aventurar pela estrada.

É importante saber exatamente para onde você vai, por isso tenha sempre a mãos um mapa para não correr o risco de se perder.

É imprescindível que você faça uma revisão no seu carro até duas semanas antes da viagem.  Verifique os pneus, freios, motor, óleo, faróis, lanternas e outros equipamentos, como macaco e triângulo. Viajar sem revisar o carro pode transformar sua diversão em um grave problema.

 

Looks para viagens longas

Viagens longas costumam não ser um experiência muito confortável, principalmente se você é mulher e acaba sofrendo com um salto ou roupa mais justa. Por isso, escolher bem a roupa que será usada durante o caminho é muito importante.

A palavra-chave para as viagens é conforto.  Uma calça de moletom ou malha com uma camisa de algodão ou tricô fino formam uma ótima combinação. Como sempre há a possibilidade de mudanças de temperatura entre os locais ou devido ao ar-condicionado do avião,  leve um casaquinho na bolsa. Você também pode levar uma blusinha de tricô, que pode ser utilizada como um cachecol ou na hora de dormir, já que é mais confortável do que o casaco.

Nos pés, invista em sapatinhas folgadas ou rasteirinhas, que são confortáveis e acomodam os pés, mesmo se  ficarem inchados. Leve também uma camiseta extra. Você pode se trocar quando estiver próxima do destino e chegar ao local sentindo-se mais fresquinha.

Acessórios como óculos de sol e lenços também ajudam a dar um charme – sem falar que os óculos são perfeitos para esconder os olhos inchados depois de horas dentro de um avião ou ônibus.

Para os homens, uma camiseta, uma blusa de lã ou um casaco, um tênis e uma bermuda ou calça jeans confortável podem compor um look moderno e agradável para uma viagem longa.

Confira alguns looks para se inspirar:

[nggallery id=46]

 

Com essas dicas, você tem tudo para tornar suas férias ainda mais inesquecíveis. Boa viagem!