Estamos a quase uma semana do Natal, dá pra acreditar? Este ano passou voando – e uma das épocas mais aguardadas dele finalmente chegou: o Natal! <3

E apesar dos tempos de crise, fica impossível não querer presentear aquelas pessoas que fizeram o nosso ano ainda mais especial. Por isso, separamos algumas diquinhas básicas para você presentear todo mundo, sem precisar quebrar seu porquinho. Veja a seguir:

1- Lápis, papel e calculadora em mãos

Chegou a hora de quebrar o porquinho e fazer as contas: some todas as receitas (salário, 13º, férias, bônus) e diminua de todas as despesas fixas. O valor dos presentes não pode ser maior do que essa sobra, para você não se atolar com as contas de janeiro.

2- Cuidado para não se endividar!

Existem pessoas que merecem presentes mais caros e elaborados, mas respeite o seu orçamento. Não adianta nada dar presente caro que depois não ter como pagar, né?

3- À vista é sempre melhor

Se você quer fazer o esforço e dar um presente mais caro, o ideal é poupar para comprar à vista. Quem faz isso consegue negociar descontos, então “bora pechinchar”!

4- 13º: seu melhor amigo de sempre

O grande trunfo financeiro de todo final de ano este lindo: o 13º salário.

5- Controlando os impulsos (para não cortar os pulsos)

Você precisa mesmo comprar um item caro que vai deixar todo o seu orçamento comprometido pelos próximos dez meses? E se você comprar algo mais modesto e pagar à vista? Questione-se no ato da compra e evite sair para gastar quando estiver se sentindo triste ou carente. Geralmente, fazemos compras por impulso quando estamos nos sentindo para baixo.

Ao seguir estas dicas, temos certeza que neste ano você será mais lembrado que Papai Noel e fará a noite de muita gente ainda mais feliz! <3