Amado pelo mundo todo, o café ainda é um dos orgulhos dos brasileiros, e tem muita gente que não começa o dia sem ele.

Embora não seja uma bebida medicinal,  o café possui diversas substâncias que fazem bem à saúde e é considerado funcional (previne doenças) e nutracêutico (nutricional e farmacêutico) pela comunidade médica-científica. A bebida possui inúmeros nutrientes, vitaminas e minerais, como potássio, zinco, ferro e magnésio.  Toda essa composição faz do café uma bebida natural e saudável.

Além de nosso tradicional cafezinho, formado por diferentes espécies de grãos, torra mais escura e sabor não muito adocicado, existem diversos tipos de café.  Cafés como capuccinos, mocaccinos e gelados levam o nome de café inovador. Há também os cafés aromaizados, que recebem aromatizantes diversos, como de amêndoa, menta, canela, damasco, entre outros.  Os cafés funcionais incluem os descafeinados – com baixo teor de cafeína – e os orgânicos, produzidos sem uso de agrotóxicos e sem prejudicar o ambiente. Existem até mesmo cafés nobres, como o superior e o gourmet, produzidos com 100% de grãos do tipo arábica, considerado o mais nobre dos cafés. A bebida possui sabor mais doce que os demais tipos e torra que varia de clara a moderadamente escura. O café superior apresenta “blend” (mistura de grãos) mais flexível, possuindo às vezes 20% de grãos do tipo robista, utilizado em cafés solúveis. Sua torra não é muito escura e seu sabor também é adocicado, porém mais amargo que o tipo gourmet.

E não é apenas como bebida que o café é consumido. Há inúmeras receitas feitas com esse grão,  que vão desde bolos e chocolates até molhos salgados!

Ficou com água na boca só de imaginar aquele cheirinho de café no ar? Então aproveite a receita abaixo e experimente o café de uma maneira diferente e deliciosa!

Abacaxi com creme de café
10 porções

100 ml de café forte e quente
6 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de margarina sem sal
2 colheres (café) de maisena
6 rodelas de abacaxi
Canela em pó para pulverizar
Canela em pau e/ou hortelã para decorar

1 Coloque o abacaxi numa forma refratária untada. 2 Em outro recipiente junte o café, açúcar, canela e maisena. 3 Quando formar um creme, coloque o abacaxi. 4 Leve ao forno por 15 minutos. 5 Sirva ainda quente com o sorvete de creme. 6 Decore com hortelã e/ou canela em pau.