Na hora de escolher um óculos de grau ou de sol, é sempre difícil decidir qual modelo comprar. Além de levar em conta seu estilo e personalidade, analisar o formato do seu rosto vai ajudar a escolher o modelo que mais valorize seus traços. Confira os modelos mais adequados:

Imagem: Moda IG

 

Rosto oval: esse formato de rosto é o mais fácil de combinar. Quem tem o rosto oval pode usar tanto óculos redondos quanto retangulares.

Rosto redondo: quem tem o rosto redondo deve preferir as armações angulares, como as retangulares e as quadradas. É bom também investir em hastes grossas, que disfarçam o volume do rosto.

Rosto quadrado: esse formato de rosto pede armações arredondadas, que suaviza as linhas da face.

Rosto triangular: pessoas com esse formato de rosto possuem queixo pequeno e afunilado.  O mais indicados são modelos ovalados na parte de baixo, que preenchem o espaço. Os de armação mais fina e discreta também funcionam, pois não chamam atenção para a testa.

 

Dicas na horas de escolher um óculos:

  • Suas pupilas precisam estar bem centralizadas na armação.
  • O apoio do nariz deve se encaixar confortavelmente, sem apertar ou marcar.
  • As hastes não devem apertar as têmporas, apenas se encostar nelas, e devem ficar confortáveis e bem ajustadas atrás das orelhas,  sem que os óculos fiquem apertados nem frouxos.
  • A armação deve acompanhar a sobrancelha. Não deixe espaços entre a parte superior dos óculos e a sobrancelha, nem deixe-a dentro da armação. No caso de óculos de sol, é possível esconder as sobrancelhas sem problemas.
  • A armação não deve se mover quando você sorrir. Faça o teste quando estiver experimentando os modelos.
  • Não escolha um óculos com pressa. Pesquise bastante para encontrar o que mais se harmoniza com seu rosto e não considere apenas as dicas de formato. Leve em conta as cores (pense nas roupas e acessórios que têm e se eles irão combinar), seu jeito de se vestir e ouse se quiser, lembrando sempre do conforto que os óculos devem proporcionar.