Você sabe quais são os principais tipos de sapatos masculinos? Provavelmente não, né? Muitos homens sabem o que são sapatos masculinos, mas não sabem o verdadeiro nome de cada um, o que dificulta muito na hora de explicar para o vendedor. Mas, não se preocupem, nós vamos te ajudar!

Oxford

Este modelo surgiu na Escócia e na Irlanda. O nome Oxford surgiu quando alunos da Universidade de Oxford resolveram fazer uma brincadeira com o nome da Universidade. Na Escócia, esse calçado é chamado de Balmoral, nos EUA, de bal-type e na França de Richilieu. A característica que define o Oxford são os furos nas abas para os cadarços feitos em uma peça de couro que parte da sola do sapato, enquanto nos outros modelos as perfurações são feitas em peças costuradas no meio do sapato. Outro detalhe muito comum no Oxford é a biqueira de couro (cap toe). É um calçado formal que fica muito bem com terno e, em suas verões em camurça, com jeans ou sarja em looks mais casuais.

Derby

O modelo Derby surgiu no século XIX. Também conhecido como Blütcher, este sapato é derivado do Oxford. Muitos tem dificuldade em distigui-los, mas basta lembrar-se das abas costuradas por cima de mesma peça de couro que vem do bico do calçado, coisa inexistente em seu irmão mais velho. É um pouco mais casual que o Oxford, mesmo assim pode acompanhar um traje formal, sem problemas.

Monk

O Monk é um estilo de sapato derivado dos sapatos dos monges (monk é monge, em inglês). É de formalidade média, fica entre o Oxford e o Derby. É fácil de reconhecer por causa da fivela metálica colocada na lateral, junto ao peito do pé.

Mocassim

O Mocassim foi criado pelos índios norte-americanos. Ele pode ser facilmente reconhecido pela costura lateral alta que vai da ponta a lateral do peito do pé. É um sapato casual e esportivo que fica bem com bermudas e calça jeans.  Evite meias!

Loafer

O modeli Loafer é uma versão mais modernizada e sofisticada do mocassim que teve seu auge na década de 50 quando foi adotada por jovens universitários nos EUA. Sem cadarço ou fivela, trás, na maioria dos casos, uma faixa de couro na parte superior do peito do pé. É bem casual, e pode ser usado com jeans combinada com camisa ou pólo.

Sapatênis

O sapatênis masculino é muito confortável e deixa o visual mais moderno e descolado.