Captura de Tela 2016-05-02 às 11.21.42Foto: Carlos Cubi

 

Os Oxfords não são mais exclusividade do closet masculino. Em geral envernizados, com amarração de cadarço ou detalhe de fivela, os sapatos estilo Oxford foram consagrados nas últimas passarelas nacionais e internacionais e adotados com paixão pelo público feminino. Eles complementam as produções mais quentes deste inverno.
 
O nome tem tudo a ver com a Universidade de Oxford, na Inglaterra. Eram os sapatos usados pelos alunos há cerca de duzentos anos, até ultrapassarem as fronteiras geográficas e ganharem o mundo.
 
Mas foi só em 2007 que esse modelo apareceu em um look feminino, pelas mãos da grife italiana Dolce & Gabbana. Nessa mesma época, estilistas brasileiros, como Alexandre Herchcovitch e Isabela Capeto, também haviam inspirado, anos atrás, nessa tendência que agora, no inverno 2016, conquistou de vez o closet feminino.
 
Promete ser a nova sapatilha, disse a respeito a top Isabella Fiorentino, adapta do modelo pelo seu conforto, praticidade e poder de dar aos looks um imediato ar de modernidade.


Como Usar:

O Oxford é o tipo de sapato democrático. Aparece nas mais diversas versões – dos clássicos pretos, aos bicolores, passando pelos metalizados – e combina com uma grande variedade de looks, dos mais casuais aos mais elegantes.
 
A regra básica para usá-lo, sem escorregar no estilo, é balancear a masculinidade do calçado com a feminilidade da roupa. Vestidos e saias rendados ou em estampas florais dão a medida exata desse contraponto – segredo de looks superatuais.
 
Mais algumas dicas que ajudam a montar looks imperdíveis com sapatos Oxford:

– Com short ou calça boyfriend e uma camiseta com estampa listrada ou grafismo em P&B, a composição fica moderna e descolada.
 
– Com skinnys e jeans de corte reto também os Oxfords vão super bem. Dobre um pouco a barra para dar um ar ainda mais fashionista.
 
– Com terninhos, calças de alfaitaria e saias lápis, você obtém looks não só elegantes como também atualizadíssimos.
 
– Os Oxfords podem ser usados sem meia ou com meia-calça lisa ou em padrões de xadrez ou listras. Com meia-calça lisa, no tom do sapato, as pernas parecerão mais longas e a silhueta, mais longilínea.
 
– Os sapatos Oxfords fazem um par perfeito com a prática e estilosa mochila – a bolsa hit da temporada. Juntos, Oxfords e mochila, formam looks urbanos, descolados e provam que o conforto é, sem dúvida, a palavra de ordem do inverno 2016. Veja na revista Plaza, em Segredos de Styling, à pág. 49.