Veja aqui os jeitos certos de usar as tendências que vão emplacar nesta temporada.

Reinaldo Lourenco - SPFW- Verao 2016
Imagem: Ag. Fotosite/Reinaldo Lourenço

1. Colete Alongado
É uma das peças chave mais desejadas da temporada. Também chamada de “terceira peça”, o colete alongado confere à produção uma pegada estilosa, moderna. Aqui, algumas qualidades da peça.
Alonga a silhueta – Os modelos mais compridos, que vão até os joelhos ou um pouco acima deles, ajudam a alongar o shape, disfarçar quadris grandes e gordurinhas localizadas e ainda dão a impressão – por causa das linhas retas — que você é mais alta.
Substitui o blazer – Mesmo sem ser tão formal como o blazer, o colete alongado, principalmente na versão alfaiataria, deixa o look básico muito mais elegante.

Vai do trabalho à balada – Versátil como ele só, o colete alongado arremata qualquer visual. Desde um look despojado, com jeans e tênis, até um look mais chic, com saia e salto. Aposte sem medo de errar.

Colcci - SPFW- Verao 2016
Imagem: Ag. Fotosite/Colcci

2. Pantacourt
Versão mais curta da pantalona, a pantacourt surgiu na década de 70, reapareceu nos anos 90 e vem se impondo desde o verão passado, quando desfilou nas passarelas internacionais. Chegou agora com tudo no verão 2016.

Quem pode usar – A modelagem favorece as mais altas e com pernas longas, mas já se provou que, com a composição certa, a pantacourt pode ser usada por todo tipo de mulher. Uma dica para as baixinhas: para deixar a silhueta mais longa vale investir em looks monocromáticos e de cintura alta.

Quando usar – Peça democrática por excelência, a pantacourt encara festas bacanas e ocasiões descontraídas, de trabalho e lazer, com a mesma desenvoltura. Por conta da modelagem solta no corpo promete muito conforto e estilo – tudo o que precisamos na correria do dia a dia.

Como usar – Dentro da linha confort chic, a pantacourt pode ser usada com alpargatas, tênis, sandálias e sapatilhas. Quem quer fazer um look mais glamouroso basta subir no salto.

Patricia Viera - SPFW- Verao 2016
Imagem: Ag. Fotosite/Patricia Vieira

3. Top Cropped
Sucesso nos verões passados, o top cropped continua reinando nas passarelas. Usado com short, saia de cintura alta ou calça pantalona, o cropped, que deixa, discretamente, a barriguinha de fora, é a cara do verão e uma das grandes apostas da temporada. Atenção, porém, ao modo de usar para a trend não ficar vulgar, nem inadequada.
Anote o truque: Cintura Alta
Uma das formas mais acertadas na hora de usar um top cropped é optar por uma parte de baixo com cintura mais alta (isto é, cobrindo o umbigo). Não importa se é saia, short ou calça. O segredo é mostrar apenas uma faixa da barriga. A discrição ajuda a equilibrar o visual e traz elegância ao look.

Adote a Terceira Peça
Outra dica é usar a top cropped com a super tendência da terceira peça, que pode ser um quimono, um blazer, uma camisa ou a grande estrela dos desfile de verão: os coletes de alfaiataria. A inclusão dessa terceira peça faz um contraponto com a sensualidade do cropped e torna o visual mais elaborado e mais estiloso.

Monte um Combo Elegante
Top Croppet + peça de alfaiataria (saia até o joelho, short ou calça ajustada) com cintura alta + colete alongado. Varias grifes do SPFW fizeram esse combo, que vem sendo copiado por fashionistas e blogueiras. Prova que dá, sim, para deixar a barriga de fora e garantir looks cheios de classe e elegância.