Não importa qual a sua experiência culinária, sempre é tempo de aprender receitas e truques simples que vão ajudá-lo a preparar pratos deliciosos, mesmo que você não seja nenhum chef .

Aprender a cozinhar pode ser mais simples do que você pensa, mas é preciso estar atento a alguns detalhes. De acordo com Fabio Bontorim Stoco, professor de gastronomia do Senac São Paulo, higiene é o princípio básico dentro da culinária. “Lave as mãos com sabonete bactericida e depois passe álcool em gel. As unhas também devem estar bem aparadas. Essas medidas evitam que a pessoa transmita bactérias aos alimentos”, diz ele.

É preciso também prender os cabelos e evitar usar bijuterias, que podem cair nos alimentos e transmitir bactérias.

Lave sempre legumes e verduras em água corrente e deixe grãos de molho. Limpe também muito bem os utensílios a serem utilizados, e, no caso de panelas e tábuas, é recomendável passar álcool 70% depois de usá-las.

Para quem é iniciante, um dos empecilhos encontrados na hora de seguir as receitas é saber o que representa cada medida, como, por exemplo, o famoso “sal a gusto”. Fabio explica que a média é usar 15 gramas por quilo de alimento, mas que o melhor é colocar o sal aos poucos e ir experimentando. Já a medida da xícara pode ser a de um copo americano, sempre cheio até a borda.

É importante também seguir a receita em relação ao aquecimento do alimento. Sempre pré-aqueça o forno quando a receita assim pedir, pois isso faz diferença no resultado final. Da mesma forma, obedeça a ordem de forno brando ou alto. Não adiantar cozinhar tudo em forno alto porque é mais rápido.

Aqui vão algumas dicas da personal Chef Luiza Secron que fazem a diferença na hora de preparar receitas simples:

Ovo frito: para manter o ovo inteiro no prato, tenha cuidado ao quebrar a casca. Use de preferência uma colher e bata com movimento suaves em vez de quebrá-lo na borda da panela. Use o mínimo de óleo possível – a melhor opção é uma frigideira antiaderente. Não mexa o ovo na panela, pois isso vai destruí-lo.

Batata frita crocante:
Descasque as batatas, corte-as em tiras e, antes de fritá-las, coloque-as de molho em água gelada.  Isso as deixará sequinhas. Na hora de fritá-las, o óleo deve estar bem quente para que elas não fiquem murchas.

Arroz soltinho: para que o arroz não fique papa, lave-o bem e deixe todo o excesso de água escorrer. Depois, adicione-o em óleo quente e deixe que ele frite bem, em média por cinco minutos. Para acertar na quantidade de água na hora de cozinhar, basta adicionar duas xícaras de água para cada uma de arroz. Essa mesma medida vale também para cozinhar feijão.

Para que você comece a se arriscar na cozinha, que tal uma receita super fácil de fazer e deliciosa? Pegue seu avental, anote todas as nossas dicas e bom apetite!

Pão de queijo de liquificador

Ingredientes

3 xícaras de chá de polvilho doce
3 ovos
1 xícara de chá de óleo
1 xícara de chá de leite morno
100g de queijo ralado
sal a gusto

Como fazer

Liquidifique todos os ingredientes e coloque em formas para empada untadas com óleo. Coloque-as em forno pré aquecido e asse até dourarem.