Nada melhor para comemorar as festas de final de ano do que uma deliciosa ceia de Natal e Ano Novo. Nós preparamos algumas dicas para tornar suas ceias ainda melhores e mais deliciosas.

Ceia de Natal

O peru ainda é um dos maiores símbolos da ceia de Natal, mas você pode inovar no cardápio preparando uma carne ou um peixe.

Como no Brasil o Natal acontece durante o verão, invista em uma entrada leve para a ceia.  Queijos e saladas são boas opção.

Para acompanhar a comida, champanhe é indispensável. Ele pode ser servido na entrada, antes de um vinho, ou durante toda a ceia. Os vinhos também são ótimas opções. Comece com os mais suaves e vá aumentando a intensidade do sabor, sempre lembrando de combiná-los com a comida que está sendo servida.

De sobremesa, as frutas são a melhor opção. Além de ser possível utilizá-las para deixar a mesa mais decorada e bonita, elas garantem uma ceia mais light. Chocolate e nozes fazem sucesso e agradam a quase todos. Não esqueça também do famoso panetone. Nenhum ceia de Natal seria a mesma sem ele.

Ceia de Ano Novo


As ceias de Natal e Ano Novo possuem pratos muito parecidos. No entanto, um  fator contribui na escolha do que será servido no Réveillon: as simpatias. Muitos alimentos possuem a tradição de trazer fortuna, prosperidade, entre outras coisas. Portanto, veja alguns pratos que, além de deliciosos, podem trazer sorte para você nesse novo ano:

Lentilha: além de muito saudável e saborosa, a lentilha é considerada um grão que ajuda a trazer fortuna. Você pode servi-la como entrada, com a salada ou como sopinha.

Carne de porco: carne preferida para ser o prato principal do Ano Novo, simboliza prosperidade, já que o porco é um animal que sempre fuça para frente. Diferentemente do Natal, não é tão comum servir aves, como o peru e o frango, pois são animais que ciscam para trás.

Uva: fruta indispensável no Ano Novo, é conhecida por trazer boa sorte para o ano inteiro. De acordo com a tradição, deve-se comer, exatamente à meia-noite, 12 uvas, uma para cada mês do ano, enquanto se mentaliza apenas coisas boas.  Para também atrair dinheiro, guarde as sementes na carteira durante todo o novo ano.

As outras dicas para a ceia de Natal valem também para o Réveillon. Frutas secas, nozes, castanhas, arroz e farofa são alimentos típicos que servem para essas duas festas.

Lembre-se que você pode utilizar todos os alimentos das ceias como decoração. Assim, você deixa sua mesa linda e seus convidados com água na boca. Basta um pouco de criatividade.

Bom apetite e boas festas!