O verão está chegando e  uma das maiores preocupações –principalmente das mulheres –  é estar com  o corpo em forma para aproveitar ao máximo essa estação do ano. Para isso, não há milagres: continuam valendo as dicas mais que cruciais sobre boa alimentação e exercícios físicos. Mas, para que você consiga deixar seu corpo do jeito que deseja sem radicalismos nem dietas extremas – que na maioria das vezes funcionam apenas por um curto período de tempo e prejudicam a saúde – nós temos algumas dicas de alimentação que vão ajudá-la a entrar em forma com saúde e sem muito sacrifício.

Uma ótima maneira de começar é trocar alguns alimentos por outros similares, porém mais saudáveis e menos calóricos. Veja algumas trocas que fazem toda a diferença na dieta:

Pão branco por integral – a massa integral é rica em fibras, que ajudam a diminuir os níveis de colesterol e contribuem para o melhor funcionamento do intestino.

Leite integral por leite desnatado – com essa troca, você garante a ingestão de cálcio, porém com níveis de gordura muito inferiores.

Cereais açucarados por aveia – além da aveia ser um dos cereais mais nutritivos do planeta, você diminui drasticamente o consumo de açúcar, que além de engordar é muito prejudicial à saúde.

Molho branco pelo de tomate – como é preparado com creme de leite e queijo, o molho branco é muito mais gorduroso.

Chocolate ao leite por chocolate amargo – para quem não abre mão do doce, saiba que ele pode até mesmo ser benéfico para as artérias, desde que seja amargo. Esse tipo de chocolate possui bem menos gorduras que a versão ao leite. Mas, de qualquer forma, lembre-se de não exagerar e acabar com uns quilinhos a mais!

Pipoca de micro-ondas pela de panela: a diferença está no fato de que é possível dosar a quantidade de gordura no preparo da pipoca de panela. Já na de micro-ondas, essa dosagem é fixa, além de que ela possui ácidos graxos e até a temida gordura trans.

Outras dicas também ajudam você a ficar mais bonita e saudável nesse verão:

  • Beba muita água.
  • Abuse das saladas, mas evite o sal! Para temperá-las, prefira ervas, alho e uma dose de azeite (fuja do óleo!).
  • Prefira carnes magras e evite alimentos fritos e gordurosos.
  • De sobremesa, troque os doces por frutas. Além de muito saborosas, elas são ricas em nutrientes e menos calóricas.
  • Faça exercícios físicos, mas não esqueça de se hidratar muito e, se for praticá-los ao ar livre, lembre-se de utilizar o filtro solar e não ficar muito tempo exposta ao sol, principalmente entre as 11h e 16h.