#HoHoHo

 

Depois do sucesso que as receitas da mamãe noel fizeram aqui no Plaza Blog, decidi trazer algumas outras para deixar a ceia de todos vocês ainda mais deliciosas – e com esses pratos não tem como ficar menos que isso!

 

Claro que não foi fácil convencê-la a compartilhar a receita com vocês. Ela é super cuidadosa na cozinha e gosta de ter seus segredinhos, mas eu falei que era para as nossas eternas crianças ficarem mais felizes com suas famílias e aí ela logo cedeu. Então vamos aproveitar, não é mesmo?

 

Cuscuz da Mamãe Noel

 

gps-cuscuz

 

Essa é um dos meus pratos preferidos dessa época do ano (não que você não possa fazer durante o resto do ano!). Não sei porque ele me traz um pouquinho do gosto de Natal e isso me faz muito bem. Quando olhei a lista de ingredientes, fiquei um pouco assustado com a quantidade de coisas. Mas fique tranquilo: é bem fácil de fazer!

 

O que você precisa?

 

1/2 xícara (chá) de azeite

1 cebola picada

1 lata ou caixa de molho de tomate

2 latas de água

1 lata de ervilha

1 lata de milho verde

1 pimentão

2 latas de sardinha ou atum

cheiro verde a gosto

sal e temperos a gosto

1 tablete de caldo knorr do seu sabor preferido

3 xícaras de farinha de milho grossa

3 ovos cozidos

tomate para decorar

 

Como fazer?

 

No azeite, refogue a cebola, o pimentão, as azeitonas, a ervilha, o milho verde, o molho de tomate, o cheiro-verde, a sardinha, os temperos e o caldo knorr. Depois disso, coloque água e deixe ferver. Coloque a farinha de milho e cozinhe.

 

Unte uma forma com azeite e coloque os ovos, os tomates e a sardinha por baixo. Despeje a massa na forma e deixe esfriar para servir!

 

Manjar da Mamãe Noel

 

gps-manjar

 

Uma daquelas sobremesas que deixam a gente com água na boca só de pensar, né?

 

Eu amo o manjar da Mamãe Noel e sempre fico esperando por ele na ceia de Natal. Nada mais justo depois de fabricar os presentes de vocês durante o ano todo!

 

O que você precisa?

 

1 litro de leite

1 vidro pequeno de leite de coco

100 g de coco ralado seco sem açúcar

6 colheres (sopa) amido de milho

8 colheres (sopa) açúcar

 

Como fazer?

 

Coloque leite, açúcar, leite de coco e coco ralado em uma panela, misturando muito bem. Leve a mistura ao fogo e junte o amido de milho dissolvido em um copo de leite. Mexa bastante, até engrossar. Depois despeje em uma forma decorada, untada com óleo. Deixe esfriar e leve à geladeira por, pelo menos, 2 horas. Para servir, desenforme e banhe com uma calda de ameixa ou morangos.

 

Pavê da Mamãe Noel

 

gps-pave

 

A sobremesa preferida dos tiozões e de todo o Brasil. Não dá para passar o Natal sem um bom pavê na mesa. O que eu mais gosto é que você pode fazer o recheio com o que você mais gosta, desde chocolates até frutas. E é bem prático, quer ver só?

 

O que você precisa?

 

1 lata de leite condensado

1 litro de leite

4 colheres (sopa) de amido de milho

2 ovos separados

2 caixas de chocolate Bis picado

1 xícara de açúcar

1 lata de creme de leite

 

Como fazer?

 

Comece misturando o leite condensado, o leite, a maisena, as gemas e leve tudo ao fogo, mexendo até engrossar. Forre o fundo de uma forma refratária grande com metade do creme. Forme então uma camada com chocolate picado (ou outro recheio que você preferir) e complete com o restante do creme. Bata as claras em neve e acrescente o açúcar, aos poucos, batendo sempre até formar um suspiro firme. Junte com o creme de leite e mexa bem. Depois coloque essa mistura por cima do creme e leve à geladeira até a hora de servir. Fica muuuuuuuito bom!

 


 

Chama todo mundo para a cozinha para se divertir em família enquanto os pratos vão sendo preparados. Preparei inclusive uma playlist super legal para você ouvir enquanto bota a mão na massa:

 

 

Não deixe de conferir o que estou aprontando no canal de Youtube do Grand Plaza Shopping, junto com meus convidados. Toda segunda e quinta, novos vídeos no ar! Até mais minhas crianças, nos vemos em breve 😉

 

Ah, não deixa de contar para mim nos comentários qual a sua receita preferida, tá bem?