A história do sorvete é repleta de curiosidades. Além das que você já leu na reportagem da revista PLAZA, conheça mais estas.

1. O picolé foi inventado em 1905 por um menino de 11 anos chamado Frank Epperson, que esqueceu no quintal um copo de refresco com uma colher dentro durante uma noite de inverno. De manhã, ele notou que a bebida e a colher haviam congelado juntas.

2. A casquinha foi inventada por um vendedor de waffles de origem Síria, E. A. Hamwi, que, em 1904, teve a idéia de enrolar waffles em forma de cone. O motivo é simples: o vendedor de sorvetes que dividia o carrinho com Hamwi cansou de ver seus copos e pratinhos sendo roubados pelos clientes.

3. O sundae e a banana split foram inventados nos Estados Unidos, em 1890.

4. O ice cream soda foi inventado em 1879, nos Estados Unidos, por Fred Sanders.

5. No interior do Brasil, durante muito tempo, o sorvete foi ignorado. O sertanejo se recusava a tomá-lo por ser frio demais, suspeitando que desequilibrava o calor interno.

6. O imperador do Brasil D. Pedro II era louco por sorvete de pitanga.

7. Até o século XIX, o sorvete era considerado alimento de gente rica. As damas da nobreza chegavam a brigar entre si (puxar o cabelo e sair na unha), porque uma roubava da outra o mestre sorveteiro.

8. Diz a lenda que Carlos I, da Inglaterra (marido da neta de Catarina), pagava uma pensão vitalícia a seu sorveteiro exclusivo, com a condição de que ele não revelasse a receita para ninguém. Seus sorvetes, em forma de ovo, tinham a casca de baunilha e a gema de framboesa.

09. Outra lenda famosa é a do imperador Nero de Roma, que, de tão louco pela iguaria, mandava um exército de escravos escalar até o alto das montanhas para colher neve e depois misturá-la com mel e frutas.

10. Nos EUA, maior consumidor de sorvete no mundo, foi instituído o Dia Nacional do Sorvete. É o dia 14 de julho, mês que também é considerado o Mês Nacional do Sorvete.

Fonte: Kibon

Aprenda a falar “sorvete” em outras línguas

Espanhol: helado                                          Clique para ouvir
Francês: crême glacée                               Clique para ouvir
Italiano: gelato/gelati                              Clique para ouvir
Inglês: ice cream                                           Clique para ouvir
Alemão: eis                                                       Clique para ouvir