O inverno chegou e trouxe aquele clima gostoso para curtir momentos bem aconchegantes pertinho de quem você ama. Um bom vinho, risadas divertidas e noites que ficam marcadas entre as boas memórias da vida.

 

O que fica faltando nessa lista? Claro que um bom aperitivo para receber a o pessoal na sua casa. E nada combina melhor com vinho do que um bom queijo.

 

Apesar de parecer uma arte mística, harmonizar queijos e vinhos pode ser muito simples se você souber algumas dicas importantes.

 

Por isso, no post de hoje, a gente te conta tudo que você precisa saber para arrasar na frente dos seus amigos e posar como um verdadeiro sommelier (especialista em vinhos)/fromagier (especialista em queijos).

 

Queijos frescos ou pastas moles

 

pb-queijo branco

 

Os queijos frescos são aqueles geralmente com tonalidade mais clara, quase branca, que você encontra nas prateleiras do mercado como Minas Frescal, Ricota, Mussarela de Búfula, entre outros.

 

Eles combinam muito bem com vinhos brancos de corpo médio e levemente aromáticos. Algumas uvas que produzem este tipo de vinho são: verdicchio, chardonnay, chenin blanc, muscadet. Este tipo cai muito bem também com massas mais leves.

 

Queijos de maturação longa

 

pb-provolone

 

Estes queijos são mais durinhos e tem uma tonalidade mais amarelada. Alguns excelentes exemplos são o Provolone, o Parmegiano e o Pecorino.

 

Eles harmonizam muito bem com vinhos tinto de corpo médio, geralmente de uvas como o Nebbiolo, Tempranillo, Merlot e Carbenet Sauvignon.

 

Queijos azuis

 

pb-azul

 

São aqueles queijos colonizados por fungos, que crescem e formam aqueles veios azul-esverdeados (que deixam a peça deliciosa). Fazem parte deste grupo o gorgonzola, o roquefort e o saint agur, por exemplo.

 

Estes tipos casam muito bem com vinhos brancos aromáticos das uvas riesling ou, se preferir, com Recioto ou Porto LBV.

 


 

Agora que você já sabe como combinar queijos e vinhos para o seu encontro de amigos neste inverno, prepare a programação completa, chame o pessoal e curta bastante cada momento 😉

 

Conta para a gente qual o seu tipo de queijo/vinho preferido no comentários e não esquece de compartilhar este texto com seus amigos apaixonados por essa combinação.

 

Não sabe onde encontrar estes produtos? Dá uma passadinha no nosso Extra e encontre as melhores opções nos nossos laticínios e adega!