Antes mesmo da quarentena chegar, o look comfy já estava em alta.

O que parecia ser uma tendência passageira em 2014, visuais mais confortáveis mostraram que vieram para ficar e revolucionar o mercado da moda, atingindo desde marcas de luxo e alta costura até o fast-fashion.

O estilo athleisure começou a trazer para as ruas e até para as passarelas, roupas mais confortáveis e que transitam do dia a dia à noite e isso abriu caminho para os looks comfy que estouraram no último ano, principalmente durante a pandemia.

Com a quarentena e as pessoas passando todo o seu tempo em casa, o conforto passou a ser fundamental e uma das prioridades de compra. 

Vimos um aumento enorme na procura por peças práticas e que servissem tanto para reuniões no home office, quanto para cuidar dos filhos, assim como uma grande procura por pijamas e moletons.

A tendência do conforto

Mulher usando um suéter cru e óculos mexe no notebook, sentada na cama. Sua cama tem uma cabeceira branca e o quarto é todo em tons claros e puxados para laranja e marrom, com alguns quadros pendurados na parede e um chapéu.

No home office, nada melhor do que se sentir confortável sem deixar o estilo de lado.

Roupas atléticas foram uma febre nos anos 1970/1980, graças à musa fitness, Jane Fonda e isso tem muito a ver com o surgimento de uma maior preocupação com a forma física e a massificação dos padrões de beleza.

O corpo idealizado foi ficando cada vez mais magro e assim, as pessoas correram para as aulas de ginástica e para as academias, mas as roupas daquela época ainda não tinham todos os recursos tecnológicos que temos hoje, então os looks eram usados apenas nesses espaços.

O desenvolvimento dos tecidos e inovações em materiais como elastano, poliéster, viscose, nylon e poliamida, por exemplo, fizeram com que as “roupas de ginástica” ficassem cada vez mais confortáveis, mais duráveis e principalmente, mais bonitas.

Além dessa preocupação maior com o corpo, que temos até hoje, vivemos uma vida bem mais ativa e com rotinas muito mais corridas, por isso, a tendência de look comfy acabou invadindo os guarda-roupas por ser uma alternativa fácil e prática para o dia a dia.

E isso não passou batido pelas marcas. 

As colaborações de celebridades com marcas de sportswear têm sido febre, como as de Rihanna para Puma e Under Armour e Gigi Hadid para Reebok.

E grandes nomes de luxo não ficaram para trás. Nos últimos anos, nomes como Prada, Balenciaga e Dior lançaram colaborações com a Adidas e Nike.

A Balenciaga, inclusive, tem sido um dos grandes nomes do streetwear recentemente, lançando algumas das tendências comfy mais seguidas ao redor do mundo, como os ugly sneakers.

Bonita e confortável

Com toda essa atenção que os looks comfy receberam das marcas, ficou ainda mais possível estar bonita e confortável.

A elegância não está mais associada exclusivamente aos sapatos de salto altíssimos ou ternos e blazers que restringem os movimentos. Estamos vivendo uma revolução no mundo da moda e nos dresscodes que eram antes tão restritos.

Se antes, o tênis era mal visto em ambientes de trabalho, agora já faz parte do dia a dia dos escritórios e agências. As clássicas calças jeans estão abrindo espaço para modelagens mais folgadas e outros tecidos mais leves.

Hoje, bonito é vestir um look que te faça sentir bem e que tenha a sua cara e isso é muito mais elegante do que colocar uma roupa que vai te vestir e não o contrário.

O que é athleisure?

Uma montagem com três fotos de mulheres diferentes usando look comfy de athleisure. A primeira está de moletom preto da Nike, com legging e tênis. A segunda, com um slider, uma calça larga de tactel branca, regata preta e camisa por cima. A terceira usa tênis branco, legging preta, moletom mescla, jaqueta jeans e um boné.

O sportswear invadiu as ruas e é uma ótima pedida para quem tem um estilo de vida ativo e uma rotina corrida (Foto: Reprodução/Pinterest – Reprodução/Getty Images)

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar nesse termo, mas com certeza conhece o estilo.

Athleisure vem da junção das palavras em inglês, “atlético” e “lazer” – athletic e leisure, respectivamente – e consiste em roupas de ginástica que são usadas fora da academia.

Calças leggings, moletons, tênis, jaquetas de tecidos tecnológicos e confortáveis e shorts de ginástica são alguns dos itens que antes estavam restritos à academias e que eram usados no máximo para ficar em casa, mas que agora tomaram as ruas e são vistos até nos escritórios e baladas.

O look comfy e estiloso do athleisure fica muitas vezes por conta de peças com cortes mais sofisticados e combinações não convencionais com outras roupas mais estruturadas, sapatos e botas de salto e acessórios.

Algumas das celebridades que são a cara desse estilo: Gigi Hadid, Kendall Jenner, Hailey Bieber, Bruna Marquezine e Boca Rosa.

Como usar?

O athleisure pode ser usado por pessoas de qualquer estilo, porque pode ser adaptado para todos.

Se você é uma pessoa mais clássica, aposte em itens de cores mais sóbrias e combine com peças de alfaiataria para contrapor o tom esportivo. Ou então, jogue um boné para descontrair seu look já arrumadinho.

Se você gosta de ousar, se jogue nas biker shorts e combine com tops, quando quiser realmente causar impacto ou use com camisas e blazer para dar um ar mais elegante.

Mulher negra de cabelos raspadas usa um look comfy e esportivo, com biker shorts preto, top cropped, blazer e coturno, segurando uma bolsa Louis Vuitton.

O biker shorts é ousado, mas combinado com um blazer clássico, pode ser usado até mesmo em momentos não tão casuais (Photo by Melodie Jeng/Getty Images)

Peças de paetê funcionam muito bem para elevar o look comfy esportivo e deixar tudo mais divertido, assim como também funcionam bem com tee-shirts básicas.

O neon e as calças esportivas também são muito fortes no athleisure e você pode combiná-los em visuais contrapostos com preto e salto alto. 

Look comfy: moletom mania

Mulher está sentada no chão, usando um conjunto de moletom cinza claro e usando o notebook.

Os conjuntos de moletom invadiram a internet e nosso dia a dia, mostrando que os looks comfy chegaram para ficar.

Os moletons estão por todo lugar e viraram uma tremenda febre durante a quarentena.

Os conjuntos desse material viraram um símbolo para o look comfy, afinal, o que pode ser mais confortável do que uma boa calça e blusa de moletom, não é?

O que antes era roupa de ficar em casa, os moletons invadiram nossas rotinas e são vistos até mesmo em ocasiões mais formais e que pedem um pouco mais de arrumação.

Claro que não estamos falando daqueles moletons desbotados e surrados que saem do armário em todo inverno, mas é sim possível estar chique e se sentir arrumada com eles.

Como usar?

Super democrático, esse look comfy pode ser usado em casa, em um passeio pelo shopping ou pelo parque, em um almoço no restaurante, no aeroporto e até em uma reunião de trabalho ou um barzinho à noite, por que não?

Combinando com os acessórios certos e trocando os sapatos, o moletom vai do dia à noite com charme e descontração. 

O estilo hi-lo, que junta peças casuais com outras mais sofisticadas, funciona muito bem com moletom, pois consegue levantar o material e deixar bem mais cool e chique.

Mulher morena de cabelos cacheados usando um coturno preto, saia de couro, moletom cinza, trench coat preto comprido e bolsa à tiracolo caminha na rua.

A combinação de sapatos pesados, saio de couro e trench coat deixou o look comfy com blusa de moletom sofisticado e estiloso (Foto: Syana Laniyan – Reprodução/Instagram)

Aposte em peças de moletom com itens de couro, como jaquetas e calças, trench coats mais pesados dão um ar de elegância e invista em looks monocromáticos, que também estão muito em alta.

É possível até mesmo fazer combinações com blazers, que podem ser usadas no escritório e para noites de balada.

Mulher posando com uma saia branca e moletom branco, usados junto com um blazer preto clássico, uma mini-bag da Louis Vuitton e acessórios dourados.

Com a combinação certa, seu look comfy com moletom pode ser usado até para sair à noite!

Dicas de looks comfy!

Agora que já falamos sobre algumas das tendências de look comfy, vamos dar algumas dicas extras de como usar o conforto a seu favor no dia a dia, sem perder o estilo!

Calças de elástico

Quando pensamos em conforto, dificilmente uma calça jeans vem à mente, não é? E já passou o tempo em que calças de elástico eram para criança.

Mulher de cabelos curtos posando para uma foto em frente a uma parede. Ela usa um sapato baixo de couro claro, uma calça azul de linho e elástico e uma camisa de manga curta cru. Ao seu lado, uma estante com vinis e plantas.

A calça de elástico em linho combinada com uma camisa de manga curta é um exemplo ótimo de look para trabalhar, em home office ou não! (Reprodução/Instagram – @shannydoots)

Para dar um up nas calças de elástico, aposte em materiais mais sofisticados, como o linho e até mesmo couro.

É legal ficar atenta com as suas proporções, pois esse tipo de calça é ótimo para marcar a cintura e alongar as pernas.

Macacões e vestidos

Nada mais prático do que vestir uma peça só, além de super confortável.

Macacão de frentista voltou com tudo e é uma escolha nada óbvia de look comfy que pode ser usado tanto durante o dia, quanto em algum evento à noite. Você só precisa mudar os acessórios e sapato.

Mulher de cabelos compridos e castanhos claro usa um macacão em sarja marrom, com um cinto da mesma cor, sandália transparente de salto e uma bolsa rosa.

O macacão de frentista também pode ser sofisticado e elegante, dependendo do tecido e da forma com que você monta seu look comfy! (Foto/Reprodução – Pinterest)

Dependendo do seu estilo pessoal, ele pode ser usado marcando a cintura e em tecidos mais estruturados como couro e sarja ou mais despojado em algodão.

E os vestidos soltinhos vão estar sempre em alta. Para o trabalho ou ocasiões mais formais, recomendamos o comprimento midi ou longo, que também são ótimos quando usados com rasteirinhas e tênis.

Aposte nas estampas de poá que estão com tudo!

Oversize

Uma outra tendência que combina bem com o estilo comfy é o oversize

Peças que são maiores e mais largas funcionam muito bem para quase todo mundo e costumam ser bastante confortáveis.

Uma mulher loira usa uma blusa de gola alta vermelha, calça jeans na canela e um tênis branco, com uma jaqueta oversized em xadrez preto e branco.

A jaqueta oversized deu um charme a mais nesse look básico de jeans e gola alta. (Foto/Reprodução – Pinterest)

O segredo para o oversize não se tornar muito largado é combinar com outras peças que sejam mais justas ou adicionar detalhes que marquem mais da silhueta.

Isso não quer dizer que você não possa ousar com um look todo oversized, esses também são arrasadores e chamam bastante atenção!

Você tem um estilo comfy ou quer experimentar a tendência? Deixe sua opinião nos comentários e se quiser mais dicas de estilo e moda, confira nosso blog!