O verão é a estação que mais exige atenção e cuidado com os cabelos. Sol, mar, cloro e vento são alguns dos fatores que podem danificar seriamente os fios. Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo a estação e ficar com os cabelos bonitos e saudáveis.

 

Para proteger o cabelo

O sol é com certeza um dos maiores vilões para os cabelos. Quando combinado com a água salgada do mar ou com o cloro da piscina, o efeito é ainda pior. Para se proteger, use sempre produtos que possuam FPS.

Quando for ao mar, nunca deixe o cabelo secar ao sol. Mergulhe apenas antes de ir embora ou então enxágue os cabelos com água doce, secando com uma toalha. O sal da água junto aos raios ultravioleta inicia um processo que deixa os fios porosos, quebradiços, desbotados e sem elasticidade.

A mesma dica vale para piscinas. Além dos mesmos efeitos da água do mar, o cobre presente na água clorada reage com a água oxigenada dos cabelos com tintura e faz com que eles fiquem esverdeados. Portanto, procure usar toucas de silicone ou um protetor de cor.

Para lavar os cabelos, prefira xampus que agridam menos os fios – já que você provavelmente os lavará mais vezes –  e com um pH neutro. Usar leave-in  também é fundamental. Procure dispensar os secadores, já que o calor é muito agressivo. Se não puder evitar, use protetores térmicos antes da secagem. Lavar os cabelos com água fria também mantém o couro cabeludo e os fios mais saudáveis.

 

Dicas para hidratar e acelerar o crescimento dos fios

Nada melhor para ajudar a manter os cabelos bonitos e saudáveis do que hidratá-los. Cada tipo de cabelo precisa de um tratamento especial, mas todos – mesmo os oleosos –precisam de hidratação.

Cabelos secos ou quimicamente tratados precisam de cuidado dobrado. Como são porosos, precisam repor a água e o óleo dos fios, e a melhor maneira de fazer isso é utilizar máscaras de hidratação com  queratina e aminoácidos semanalmente.

Cabelos oleosos não significam cabelos hidratados. Normalmente a oleosidade fica na raiz, enquanto o comprimento mantém-se seco. O ideal é retirar o excesso de oleosidade do couro cabeludo (com argila, por exemplo) para depois hidratar os fios. Recomenda-se fazer uma hidratação a cada 20 dias.

Cabelos normais são os que suportam o maior período entre uma hidratação e outra. O prazo recomendado é de 20 a 30 dias entre cada tratamento. O uso de ampolas instantâneas é recomendado, pois elas conferem brilho e maciez rapidamente aos cabelos.

 

Para quem deseja cabelos compridos e saudáveis, algumas dicas ajudam a acelerar o crescimento:

Mantenha uma alimentação saudável e rica em  proteínas, ferro e Vitamina A, que fortalecem os fios.

Adicione ampolas de Vitamina A nos xampus.

Não deixe o couro cabeludo úmido, oleoso ou com excesso de cremes, pois a raiz precisa estar limpa para que os fios cresçam.

Use xampus sem sal e, se seu cabelo for fraco, os antiqueda são uma boa opção.

 

Cortes, cores e penteados em alta

Cabelos médios e curtos são a tendência desse verão. O chanel curto na nuca e mais comprido na frente ainda está com tudo, mas quem prefere manter o visual longo pode apostar nas franjas.

Mechas e luzes também estão em alta. Para quem já tem a base do cabelo em algum tom de loiro vale investir no platinado e no mate. Para cabelos mais escuros, o melhor é variar entre bege-dourado na raiz e loiro dourado nas pontas.

Penteados presos vêm com tudo. Abuse de rabos-de-cavalo, tranças e coques, mas use-os penteados de maneira displicente, deixando o visual bem casual.