De acordo com a linguagem da Internet, trolls são pessoas cujo objetivo maior é causar confusão e insultar algo ou alguém. Com uma rápida navegada pela web você já consegue encontrar trolls por todos os lados – basta dar uma olhada em comentários de blogs e vídeos, principalmente. Não importa qual a discussão ou o assunto, sempre haverá um troll para ofender a pessoa que postou o conteúdo, a pessoa da qual fala o conteúdo, ou até um troll para inventar conteúdo ofensivo e espalhar por aí.

Mas o que fazer quando o alvo do troll é você? Não é preciso ser uma famoso ou uma web celebridade para se tornar vítima de um troll. Na internet, todo o conteúdo que você compartilha fica exposto, e essa exposição tem consequências positivas e negativas.

Em primeiro lugar, fique calmo. Não há alegria maior para um troll do que ver sua vítima reagindo furiosamente. Esse é, afinal, o grande objetivo do troll, e se irritar apenas o deixará mais satisfeito.

Há um famoso e sábio ditado na Internet que diz: “Don’t feed the trolls”. Traduzindo,Não alimente os trolls”. Um troll alimenta-se basicamente da sua raiva, do aumento da polêmica criada ou de qualquer outra conseqüência negativa da atitude que ele tomou. Há diferentes maneiras de não alimentar um troll.

Ignore-o. Se você não der a mínima para o troll, ele não vai achar graça nenhuma em prosseguir com a  “brincadeira”.

Concorde com ele. Ria da situação e leve tudo na esportiva. O importante é demonstrar que aquilo não está atingindo você, que não faz diferença. Diga que o que ele está dizendo pode ser verdade. Ele provavelmente não estará esperando por isso e ficará sem reação.

Ria de você antes dele. Quando você antecipa a “trollada”, o troll não vê mais sentido em zombar de você. Afinal, você mesmo já fez isso antes. Portanto, em situações nas quais você vê que a presença de trolls será iminente, antecipe as ações deles, faça piadas sobre aquilo que postou e, se mesmo assim, eles disserem algo, volte para a dica anterior a essa e concorde com eles – lembre-os de que você mesmo já tinha feito o mesmo comentário.

Com bom humor e tranquilidade, você afasta os trolls e impede que eles atrapalhem a sua vida e diversão na Internet.