O começo do ano é sempre a época mais propícia para deixar a pele à mostra: calor, praia, carnaval… Mas junto a essa exposição do corpo, surge um grande incômodo para as mulheres: se livrar dos indesejáveis pelos.

Existem cada vez mais métodos para acabar com eles, seja permanente ou momentaneamente. Escolher o melhor método depilatório depende de inúmeros fatores: quais os resultados que você espera, quanto tempo espera que durem, quanto pode gastar e o quanto você está disposta a sofrer para alcançar esses resultados.

Conheça um pouco mais sobre cada método de depilação e escolha o melhor para você se livrar dos pelos e curtir o verão com a pele lisinha:

 

Lâmina

 

 

 

 

 

 

Vantagens

Prático, rápido, barato e feito em casa.

Indolor.

Pode ser feito com os pelos ainda curtos.

Desvantagens

Como não arranca os pelos pela raiz, sua duração é muito curta –cerca de 2 ou 3 dias, no máximo.

Como a ponta dos pelos é cortada, a sensação é de que eles ficam mais grossos quando começam a despontar.

 

Depiladores elétricos

 

 

 

 

 


Vantagens

Arranca os pelos pela raiz, por isso eles demoram cerca de 15 a 20 dias para crescer novamente.

Bom custo-benefício. Uma vez que o investimento no aparelho é feito, você o terá sempre em casa e economizará com futuras depilações que faria com profissionais.

Faz pouca sujeira, diferente da cera, por exemplo.

Alguns aparelhos permitem a remoção com os pelos ainda bem curtos.

Desvantagens

Por arrancar os pelos pela raiz, o método é dolorido, mas as usuárias dizem que o desconforto tende a diminuir a cada vez que você utiliza o aparelho.

Apesar do benefício a longo prazo, alguns aparelhos podem ter um valor elevado.

Peles mais sensíveis tendem a ficar um pouco irritadas logo após a depilação, por isso é recomendado que o processo seja feito antes de dormir, para que a vermelhidão desapareça durante a noite.

 

Laser

 

 

 

 

 


Vantagens

Há diferentes tipos de depilação a laser. Cada tipo é recomendado para um local ou objetivo, mas os resultados costumam ser parecidos.

A grande vantagem da depilação a laser são os resultados duradouros ou definitivos: a depilação a laser não remove 100% dos pelos para sempre, mas pode bloquear o nascimento de até 80% dos pelos definitivamente. O restante demora entre 6 meses a 2 anos para nascer novamente – e nascerá mais fino e espaçado.

A técnica é ótima para pessoas com pelos encravados e também com pele sensível, que sofrem com as depilações recorrentes.

Desvantagens

O custo é elevado (a partir de 150 reais por sessão para as menores áreas).

O processo é lento – normalmente são necessárias de 5 a 8 sessões para se chegar ao resultado esperado, com intervalos de 30 a 40 dias entre cada sessão.

O método é dolorido, mas alguns tipos de depilação a laser utilizam anestesias para amenizar o desconforto.

Precisa ser realizado em uma clínica especializada, por um profissional de confiança.

É recomendável para pessoas com pele clara e pelos escuros – o que torna a localização do pelo mais fácil. Não remove pelos loiros ou ruivos e não é indicado para pessoas com pele morena ou negra, pois pode causar manchas.

É preciso muito cuidado ao se expor ao sol durante o tratamento. Geralmente, não é permitido se expor ao sol duas semanas antes e três semanas depois de cada sessão. O sol prejudica a cicatrização da pele e também pode causar manchas.

 

Cera

 

 

 

 

 


Vantagens

Tanto a cera quente quanto a cera fria arrancam os pelos pela raiz, por isso eles demoram cerca de 15 a 20 dias para crescer novamente.

Retira pelos de praticamente todas as áreas do corpo.

Há diversos tipos de cera disponíveis em perfumarias, o que possibilita realizar a depilação em casa.

Desvantagens

Pessoas com tendência a ter varizes devem evitar a depilação com cera quente, pois a temperatura elevada estimula a circulação sanguínea.  Se aplicada com a temperatura mais alta que o ideal, também pode causar queimaduras e manchas na pele.

O método é dolorido,  principalmente a cera fria, que é mais fina e gruda mais na pele.

A cera fria também é mais agressiva do que a quente, por isso a pele tende a ficar irritada e vermelha logo após a depilação.

Os gastos com a cera ou com a depiladora profissional são recorrentes – normalmente, a depilação deve ser feita a cada 15 dias.

 

Cremes depilatórios

 

 

 

 

 


Vantagens

O método é rápido, feito em casa, sem sujeira e totalmente indolor.

Há diversas versões do produto, a partir de preços bem acessíveis.

Não necessita de um tamanho mínimo dos pelos.

Desvantagens

Não arranca o pelo pela raiz, por isso sua duração é muito curta – cerca de 2 ou 3 dias

Por causa das substâncias presentes no creme, algumas pessoas podem desenvolver alergias. É importante fazer um teste em uma pequena área da pele antes da utilização.

 

Linha

 

 

 

 

 


Vantagens

O método, criado pelos antigos egípcios, remove os pelos com uma linha 100% poliéster. É recomendável principalmente para o rosto (sobrancelhas e buço).

Não provoca hematonas nem flacidez na pele do rosto.

Quando realizado a intervalos regulares, tende a diminuir a quantidade de pelos da região em que são removidos.

Desvantagens

O método é delicado e precisa ser executado por um profissional.

A fricção da linha pode causar irritações na pele.

Quando a linha não é bem manuseada, pode causar pequenos cortes.

Não é indicado para outras áreas do corpo, como axilas e virilha, por causar muita dor e ser um processo demorado.

 

E os pelos do rosto?

O rosto é uma da áreas mais sensíveis para a depilação, por isso é bom lembrar que na maioria das vezes o método que você utiliza no resto do corpo não poderá ser usado para depilar o buço, por exemplo.

O mais indicado é ir a um profisisonal ou recorrer a métodos e produtos específicos para essa área do corpo – há inúmeras ceras e cremes depilatórios para o rosto nas perfumarias. Os métodos mais indicados para retirar o buço são cera quente, creme depilatório, linha e pinça. Para a sobrancelha, evita a cera quente, que pode deixar a pele do rosto flácida. Prefira a pinça ou depilação com linha.

 

Outras dicas de depilação

Cada pele reage de uma forma aos variados métodos depilatórios, por isso é preciso buscar o mais adequado para você. No caso de métodos mais delicados, lembre-se sempre de procurar um profissional especializado e de confiança.

Faça esfoliações na pele frequentemente, para evitar o aparecimento dos incômodos pelos encravados. Hidrate bastante o corpo, pois isso afina a pele e também ajuda a amenizar o desconforto da maioria dos tipos de depilação.

Caso tenha qualquer alergia, reação ou irritação profunda se depilando, suspenda o uso desse método e procure um dermatologista.

Para pelos finos nos braços, no bumbum e até nas coxas, você pode recorrer à descoloração, que deixa os pelos mais discretos. É importante também fazer um teste de toque da mistura descolorante, que pode causar alergias.

 

Com essas dicas, agora é só escolher o melhor método para você, se livrar dos pelos e exibir sua pele sem medo.