Na hora de escolher que cor de maquiagem usar ou como tratar dos cabelos, as mulheres de pele morena ou negra costumam ter muitas dúvidas. Por isso o Plaza Blog preparou para você diversas dicas de beleza para quem tem a pele negra arrasar no look!

Pele e Maquiagem

Um dos maiores erros cometidos pelas afro-brasileiras é dispensar o uso do filtro solar. A pele escura possui maior proteção aos raios solares, mas mesmo assim o uso do filtro é indispensável, pois a propensão a manchas também é maior do que a das peles mais claras. Um FPS 15 já é o suficiente. A hidratação também é fundamental, assim como em todos os tipos de pele.

Antigamente, as mulheres negras encontravam problemas para encontrar cosmésticos para seu tom de pele. Hoje em dia, no entanto, as empresas já fabricam produtos específicos para peles escuras, o que tornou a vida dessas mulheres muito mais fácil.

Looks em tons que vão do dourado ao bronze ainda são os mais tradicionais, mas hoje as mulheres negras já podem abusar de quase todas as outras cores, desde que combinem com seu estilo.

[nggallery id=44]

Cabelos

Ter cabelos crespos exige muito cuidado e mão-de-obra, mas hoje em dia existem diversos produtos que visam facilitar o cuidado com os cabelos afro. É essencial escolher um bom profissional para cuidar de seus cabelos. Tentar fazer mudanças em casa, como alisamentos e coloração, pode danificar seriamente os fios.

Hidratação também é indispensável, já que os cabelos afro têm tendência ao ressecamento.  Se você utilizar algum tipo de química, como relaxamento ou alisamento, comece a tratar os fios quatro semanas antes, fazendo hidratações semanalmente. Nunca se esqueça de contar com a  ajuda de um profissional e saiba que, mesmo depois da química, você não pode relaxar com os cuidados  – é bom se preparar para visitar o salão pelo menos uma vez por mês.

Assumir os cabelos naturalmente crespos ou cacheados está cada vez mais em alta, e muitas mulheres deixaram chapinhas e escovas de lado como forma de valorizar a beleza negra. Hoje há diversos produtos para esse tipo de cabelo que ajudam a deixá-lo mais definido e saudável. Além da hidratação, use sempre leave in depois do banho.

Para as mulheres que ainda preferem os cabelos lisos, há hoje técnicas modernas, como o alisamento americano, que dão um resultado melhor do que escovas progressivas. No entanto, como se trata de uma química, os cuidados com as os fios devem ser dobrados.

Para quem quer colorir os cabelos, é bom saber quais tons valorizam mais a cor da pele.  Quase todos os tons escuros estão liberados, mas as colorações chocolate e marrom-dourado ajudam a realçar a pele. Se quiser ficar ruiva, prefira tons mais fechados – como o vinho – ou levemente acobreados. Dá sim para investir em um cabelo loiro mesmo sendo negra. Os tons de caramelo dão um toque suave. Mexas também ajudam o cabelo a ficar mais natural. Evite as cores muito claras; elas deixarão seu look extremamente artificial e só servem para quem tem um estilo bem ousado.

Lisos, com tranças, cacheados, Black Power, não importa. O importante é você escolher o visual  com o qual se sente mais bonita e que mais combina com seu estilo.

[nggallery id=45]