Anos 1850

Devido a grande exigência física no trabalho das minas, os mineradores tinham que substituir frequentemente as roupas utilizadas – isso fazia com que eles gastassem muito.

(Trabalhadores mineiros com as calças que inspiraram Levi Strauss)

A partir dessa observação, um visionário rapaz chamado Levi Strauss ( sim, fundador da famosa marca de jejans Levi’s) confeccionou três peças reforçadas com a lona e as entregou aos mineradores. O sucesso foi imediato devido a alta resistência e maior durabilidadeda peça: nasce o  jeanswear.

 

Anos 1930

As calças jeans ganharam notoriedade quando os atores começaram a usá-las em todos os filmes populares de caubói.

 

Anos 1940

Filósofos, artistas, escritores da época adotaram o jeans por esse seruma peça barata e usada pelos trabalhadores, que eles julgavam que eram explorados pelo sistema. Em outra vertente, os soldados norte-americanos da época também usavam o jeans quando estavam  de folga.

Anos 1950

O fenômeno musical do rock and roll estoura com Elvis Presley que vestia jeans. As calças com bainhas viradas para fora, facilitavam os movimentos da dança nesse novo e frenético ritmo. Lado a lado com a popularização do subgênero musical rockabilly, o jeans acaba conquistando também os jovens.

James Dean e Marlon Brando também apareceram no cinema usando calça jeans. Como suas personagens eram jovens, sexy e rebeldes, as calças jeans começaram a conquistar pessoas que admiravam esse estilo.

(O ator James Dean no papel de sua personagem ” rebelde sem causa” )

( Marlon Brando no papel da personagem do filme O Selvagem)

 

Anos 1960

O filme Easy Rider (Sem Destino, 1969) e o festival de Woodstock, com Jimi Hendrix trajando uma bela calça jeans surrada, também deram muita notoriedade para o jeans( mesmo que tenha sido uma notoriedade com fama de rebelde)

( Trecho do filme Sem Destino)

 

(Jimmy Hendrix no festival Woodstock)

. Os jovens da época tornam-se os grandes responsáveis pelo triunfo dos jeans, sobretudo na Europa, onde o seu uso simbolizava rompimento com as normas convencionais e rejeição dos códigos estabelecidos, associando-se o traje à liberdade, flexibilidade e sedução. A calça boca de sino era a sensação entre os jovens hippies da época.

Anos 1970

Calvin Klein  foi o primeiro estilista a colocar o jeans na passarela . O que causou choque e indignação aos mais conservadores da década de 70.

Em 1977, a banda de punk rock Ramones surge trajando calças jeans rasgadas, ainda um escândalo para a sociedade da época.  Mas, como sempre, os jovens que queriam mudar a ideologia da época, adotaram rapidamente o estilo rasgado e sujo dos punks.

Anos 1980

A liberdade sexual, principalmente a feminina, da época dá mais espaço para o jeans na moda e na cultura da época. Neste cenário, o jeans ganha cada vez mais adeptos.

O visual esportivo, dos ídolos da música pop, é adotado com inovações pelos jovens. Sob a influência dos vídeo clipes transmitidos pela televisão.

(Cantora Madonna nos anos 80)

Anos 90

Marcas como M.Officer, Calvin Klein, Diesel etc, dão status para o jeans, tranformando-o em uma peça  fashion e de glamour.

 

A calça jeans começou a ficar tão popular que outra peças, além das calças, começaram a ser feitas desse tecido.

 

De novo, música e moda caminham lado a lado para o bem do querido jeans: a banda grunge Nivarna influência os jovens a cortarem suas velhas e surradas calça jeans, porém, diferentemente da banda Ramones, a ousadia passa a ser encarada como algo ” cool” e não mais grotesco.

Anos 2000

Ano da calça skinny jeans é popularizada, tranformando-se também em peça fashion. Outra peça que surge é a calça com a cintura baixíssima, novidade brasileira que influenciou o mundo inteiro.

( A sexy calça de cintura baixa da época)

( Calça skinny)

( A calça skinny também vira tendência entre os homens)

2012

Ano que traz de volta toda história do jeans. Na passarela, ele aparece fazendo refêrencia às décadas passadas, mas com muito mais glamour e liberdade. Por exemplo: a calça boca de sino dos anos 60 e 70, hoje passa a se chamar calça flare; a calça de cintura alta dos anos 80 e 90 também voltaram com tudo.  Nessa geração, a calça jeans é referência para todas as classes sociais.

 

(Cintura alta)

( Calça Flare  ex- calça boca de sino)

 

Gostaram?????  Agora que vocês jã sabem a história dessa peça fashion, venham até o Grand Plaza para escolher a calça que mais combina com a sua personalidade.

Dicas de lojas: TNG, Hering, Marisa, Luigi Bertolli, Simulassão, Planet Girls, Pink & Co, C&A.

Hasta la vista, baby