O frizz, aqueles fiozinhos rebeldes que dão ao cabelo o aspecto de espetadinho, nada mais é do que fios que quebraram e agora estão em crescimento. Os fios rebeldes tem maior probabilidade de aparecer em cabelos cacheados e ressecados, mas qualquer um pode sofrer deste “mal”. O uso frequente da chapinha e do secador, químicas capilares e até mesmo alterações hormonais podem tornar o cabelo quebradiço. Por isso, confira algumas dicas para evitar e disfarçar esses fiozionhos inconvenientes:

1- Evite prender muito o cabelo e, quando o fizer, nunca prenda com elásticos sem proteção (como os de escritório). Eles quebram os fios e contribuem com a perda de elasticidade.

2- Os cabeleireiros são unânimes: uma boa hidratação ajuda a combater o frizz. Cabelos hidratados ganham mais força e elasticidade, evitando que os fios de quebrem com facilidade. Se o seu cabelo tem muito frizz, comece com uma hidratação semanal, que depois pode se tornar quinzenal. Cremes específicos para cabelos com fios rebeldes também são uma boa opção.

3- Prefira pentes de madeira aos de plástico, pois eles ajudam a controlar a energia estática fios, mantendo-os no lugar. Também fuja de pentes finos.

4- Não use secador sem o bocal nem muito próximo à raiz do cabelo. A distância recomendada é de no mínimo 10 cm.

5- Depois de usar secador e chapinha, jogue um jato de ar frio sobre os cabelos. Isso ajuda a abaixar o fios rebeldes.

6- Para disfarçar o frizz, use finalizadores como pomadas e leave-ins. Produtos com óleo e silicone ajudam e manter os fios mais baixos. Só tome cuidado se seus cabelos forem muitos oleosos, pois eles podem acabar com uma aparência suja e pesada.

7- Ter uma alimentação balanceada, beber bastante água, não fumar e dormir bem são hábitos que ajudam a fortalecer os fios do cabelo e, consequentemente, combater o frizz.